Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36098
Título: As implicações da privatização dos hospitais universitários a partir da adesão à empresa brasileira de serviços hospitalares – EBSERH
Autor(es): Justino, Maria Geilza
Orientador: Nascimento, Juliana Maria do
Palavras-chave: Política de saúde;Sistema Único de Saúde;Privatização dos hospitais universitários;Empresa brasileira de serviços hospitalares
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: JUSTINO, Maria Geilza. As implicações da privatização dos hospitais universitários a partir da adesão à empresa brasileira de serviços hospitalares – EBSERH. 2013. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A privatização dos Hospitais Universitários Federais pela Empresa brasileira de Serviços Hospitalares está inserida no contexto dos novos modelos de gestão para a saúde pública. Os novos modelos de gestão na saúde são resultado da Contrarreforma do Estado, baseada na incapacidade do mesmo em executar suas funções e que propõe o repasse das atividades não exclusivas do Estado, entre elas a saúde e a educação, para a iniciativa privada. A Contrarreforma é norteada pela política de ajuste neoliberal que se instalou no Brasil na década de 1990 com o princípio de um Estado mínimo para o social e máximo para o mercado. A consequência dessa política é a redução do investimento no social, principalmente na saúde. Este trabalho objetiva apreender as implicações do capitalismo contemporâneo no desmonte dos direitos sociais, especificamente, suas consequências nos processos de privatização da saúde pública com foco nos Hospitais Universitários. Analisar o contexto de “crise” dos HU’s e as justificativas para a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- EBSERH. Analisar como o gerenciamento e administração dos HU’s pela EBSERH poderá afeta a vida dos trabalhadores da saúde, e como compromete a autonomia da universidade, sua natureza, missão e qualidade dos serviços prestados aos usuários. Uma pesquisa de caráter qualitativo. Com os seguintes processos metodológicos: de levantamento bibliográfico e análise documental. Em suma, essa pesquisa contribuiu para fomentar o debate sobre a privatização dos HU’s pela EBSERH, a partir das implicações que a mesma traz aos servidores da saúde, estudantes e usuários, principalmente a tendência de redução dos direitos sociais e trabalhistas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36098
Outros identificadores: 2010032772
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaGJ_Monografia.pdfServiço Social779,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.