Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36106
Título: A importância do serviço de hemodiálise do Hospital Universitário Onofre Lopes para o fortalecimento do SUS/RN
Autor(es): Gomes, Laysa Sabrina Souza
Orientador: Costa, Maria Dalva Horácio da
Palavras-chave: Hemodiálise;Transplante;Prevenção;Relação;Público/Privado
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Laysa Sabrina Souza. A importância do serviço de hemodiálise do Hospital Universitário Onofre Lopes para o fortalecimento do SUS/RN. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Esse estudo tece reflexões sobre o fato de que 100% dos serviços de hemodiálise no RN encontram-se sendo ofertados por clínicas privadas, afrontando a Lei 8.080/90 que define o caráter complementar do setor privado. Enquanto isso, o único serviço público que existia no RN, foi desativado e até a presente data não há perspectivas de sua reativação. Sua finalidade foi verificar os principais motivos para desativação do serviço de hemodiálise do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e subsidiar inciativas com vistas a sua reativação. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, examinando atas, portarias e informações disponíveis em sites oficiais, principalmente da Secretaria Estadual de Saúde do RN e do Ministério da Saúde. Ao longo desta pesquisa, constatamos que um dos principais motivos tem clara relação com monopólio das clínicas privadas de hemodiálise no RN, fato que também concorre para os baixos índices de preparação para o transplante realizado pelo ambulatório do HUOL. Identificamos que embora o HUOL tenha passado por inúmeras reformas e ampliações, não houve inciativas em prol da reativação de tal serviço e a SESAP/RN, tem ignorado esse fato. Razão pela qual concluímos que essa iniciativa seja da sociedade representada no CES/RN, sobretudo as entidades dos portadores de patologia que juntos com o Ministério Público/RN no sentido de debter e de incluir na previsão orçamentária e cobrar do HUOL que faça a sua parte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36106
Outros identificadores: 2011044750
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaysaSSG_Monografia.pdfServiço Social526,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.