Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36112
Título: Contrarreferência na rede de atendimento à criança e adolescente vítimas de negligência familiar em Natal/RN: um estudo a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes
Autor(es): Araújo, Jaqueline Carvalho de
Orientador: Sousa, Josivânia Estelita Gomes de
Palavras-chave: Criança e adolescente;Negligência;Referência e Contrarreferência
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Jaqueline Carvalho de. Contrarreferência na rede de atendimento à criança e adolescente vítimas de negligência familiar em Natal/RN: um estudo a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A presente produção se configura como resultado da pesquisa para construção de Trabalho de Conclusão de Curso que tem como principal objetivo a análise da rede de atendimento à criança e ao adolescente em Natal – RN com foco para a dinâmica de funcionamento do sistema de referência e contrarreferência entre as instituições envolvidas, a partir de denúncias de negligência e/ou maus-tratos intrafamiliares. O interesse por essa temática surgiu a partir de um fato concreto observado durante o estágio curricular obrigatório em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Tal fato diz respeito a constatação de não-efetivação da contrarreferência entre as instituições, a partir do qual foram iniciadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo que propiciaram a identificação dos motivos para o surgimento desse fato. Como resultado foi observada a confirmação de pressupostos da pesquisa, quais sejam: a falta de cobrança da contrarreferência pelas instituições que realizam o primeiro encaminhamento, a referência, e a alta demanda nas instituições pertencentes à rede de atendimento, o que dificulta e/ou impossibilita a efetivação do atendimento integral de todas essas demandas. Tais resultados puderam ser percebidos e analisados através de entrevista realizada no Conselho Tutelar da Zona Norte, cujas respostas dadas pelos entrevistados estão transcritas nesta produção, por meio de trechos, ressaltando-se que em respeito ao sigilo, os nomes dos entrevistados foram trocados por nomes fictícios. Através da entrevista associada ao estudo bibliográfico é possível perceber como principal consequência da não realização na contrarreferência, é vista a não efetivação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, na medida em que o problema exposto deixa margem para a reincidência da violência sofrida. Buscando uma solução para a superação dessa problemática, entendemos que o melhor caminho é a busca incessante, por parte de todos os profissionais envolvidos na rede de atendimento, da superação dos elementos impossibilitadores do atendimento integral às demandas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36112
Outros identificadores: 2011044375
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineCA_Monografia.pdfServiço Social618,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.