Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36122
Título: Das demandas aos encaminhamentos: a centralidade das orientações individuais e coletivas no esclarecimento sobre direitos sociais aos pacientes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel – Natal (RN)
Autor(es): Medeiros, Gerlâne Alrinete de
Orientador: Farias, Antoinette de Brito Madureira de
Palavras-chave: Processo de trabalho;Direitos Sociais;Projeto Ético Político
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Gerlâne Alrinete de. Das demandas aos encaminhamentos: a centralidade das orientações individuais e coletivas no esclarecimento sobre direitos sociais aos pacientes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel – Natal (RN). 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Monografia de conclusão de curso de graduação em Serviço Social escrita a partir de experiência de estágio curricular obrigatório no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel- Natal (RN), no período de agosto de 2011 a junho de 2012. Traz como objetivo central a problematização e análise do processo de trabalho das assistentes sociais, destacando a importância das orientações individuais e coletivas para efetivação dos direitos sociais dos pacientes do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. Foi realizado estudo bibliográfico, onde a partir de uma análise da compreensão dos fatos em sua totalidade, pudemos compreender que os determinantes sociais são essenciais no processo saúde/doença. Também foi realizada pesquisa de campo: realização de conversas informais com os pacientes e seus acompanhantes durante as visitas aos leitos e oficinas com as assistentes sociais. Os dados de campo apontam que muitos dos usuários são politizados e conhecem seus direitos, mas há uma grande fragilidade no acesso aos direitos sociais. Por parte da equipe do Serviço Social, percebemos a falta de sistematização da prática/planejamento das ações, refletindo dessa forma nos atendimentos/encaminhamentos aos usuários. Entendemos que para que ocorram mudanças nesse quadro é essencial que o corpo profissional do Serviço Social esteja articulado com equipe interdisciplinar e tenha como norte o Projeto Ético Político Profissional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36122
Outros identificadores: 2009026837
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GerlâneCM_Monografia.pdfServiço Social564,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.