Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36123
Título: A Violência Sexual Infantil intrafamiliar, o silêncio e o desvendar do segredo: uma análise da realidade desse universo e da trajetória dos casos institucionalizados pelo CREAS-Leste - Natal RN
Autor(es): Lima, Emanuelle Vieira de
Orientador: Silva, Amanda Kelly Belo da
Palavras-chave: Infância;Violência Sexual;Família;Assistência Social Especializada
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Emanuelle Vieira de. A Violência Sexual Infantil intrafamiliar, o silêncio e o desvendar do segredo: uma análise da realidade desse universo e da trajetória dos casos institucionalizados pelo CREAS - Leste - Natal RN. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A Violência contra crianças é uma construção histórica, social e cultural e pode manifestar-se através das mais distintas formas, como a violência física, sexual, psicológica, abandono, negligência, podendo atingir indistintamente qualquer classe social, faixa etária e ambos os sexos. Discorreremos neste estudo sobre todas essas formas de violência, mas em especial sobre a Violência Sexual infantil no espaço intrafamiliar, visto que é uma violência que na maioria das vezes não deixa marcas visíveis ficando imperceptível e dificultando a identificação imediata do caso. Serão apresentadas as bases de socialização da criança, suas mudanças históricas e as sua novas configurações de socialização. Faremos um aparato histórico das políticas e práticas sobre a infância no Brasil, no que dizem respeito ao enfrentamento da violência intrafamiliar. Nesse contexto, tem-se como objetivo o de fazer uma análise processual dos casos institucionalizados pelo CREAS Leste – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – de Natal RN, discorrendo sobre a realidade dessa problemática da Violência Intrafamiliar, com um olhar crítico, apontando os aspectos considerados relevantes de serem observados pelos profissionais e pela sociedade em geral, bem como fazer uma observação sobre o percurso institucional feito até a resolução desses casos, no recorte temporal de 2010 a 2012. O estudo pretende assim buscar investigar a realidade visando subsidiar o trabalho dos profissionais, visando também uma contribuição para o contínuo fortalecimento da sociedade civil na consolidação dos direitos de crianças.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36123
Outros identificadores: 2010078539
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmanuelleVL_Monografia.pdfServiço Social595,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.