Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36130
Título: Direitos humanos e serviço social uma análise histórica do CFESS
Autor(es): Clementino, Rana Danielle Alves
Orientador: Santos, Silvana Mara de Moraes dos
Palavras-chave: Direitos humanos;Serviço social;Luta
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CLEMENTINO, Rana Danielle Alves. Direitos humanos e serviço social uma análise histórica do CFESS. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Esse trabalho monográfico tem como objeto de estudo o Serviço Social e a temática dos Direitos Humanos, a partir de uma análise histórica do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A relação estabelecida entre o processo de renovação do Serviço Social e a inserção nas discussões e pautas de luta profissional da defesa dos direitos se constitui elemento importante para a profissão na realidade brasileira contemporânea. Neste sentido este trabalho buscou investigar de que forma ocorreu a inserção da defesa dos direitos humanos na agenda político-profissional do CFESS, quais os principais temas e embates sobre direitos humanos presentes nesta agenda, como o Conselho se organiza e quais estratégias são tomadas na defesa destes direitos. A nossa pesquisa foi desenvolvida a partir uma abordagem qualitativa, com análises de relatórios anuais de atividades do CFESS e de documentos produzidos pela categoria profissional. O trabalho é composto por quatro capítulos: o primeiro faz uma introdução ao tema; o segundo, faz uma abordagem histórica sobre os Direitos Humanos no mundo e na particularidade Brasileira, o terceiro: Direitos Humanos e Serviço Social: uma construção histórica, traz a discussão sobre o processo histórico de construção do Serviço Social crítico, Projeto Ético-Político e o direcionamento social da categoria no Brasil; e o quarto, O CFESS na Defesa dos Direitos, aborda o protagonismo do Conselho Federal de Serviço Social na luta por direitos humanos. Deste modo buscamos refletir sobre a realidade atual da luta por direitos, no que concerne ao Serviço Social, procurando apreender as dificuldades e possibilidades encontradas pela categoria neste processo. Percebemos então que ainda há muito que fazer na luta por uma sociedade emancipada e que a defesa dos direitos humanos na sociedade do capital é uma estratégia importante.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36130
Outros identificadores: 2010033329
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DireitosHumanos_Clementino_2014.pdf519,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.