Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36191
Título: A instrumentalidade do trabalho profissional do serviço social: um debate sobre o exercício profissional do assistente social no IFRN
Autor(es): Araujo, Ana Lígia Alcindo Silva
Orientador: Santos, Tássia Rejane Monte dos
Palavras-chave: Trabalho;Instrumentalidade;Racionalidades
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAUJO, Ana Lígia Alcindo Silva. A instrumentalidade do trabalho profissional do serviço social: um debate sobre o exercício profissional do assistente social no IFRN. 2015. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo a instrumentalidade do trabalho profissional do Serviço Social no âmbito do IFRN de uma forma mais ampla, prezando por uma racionalidade crítico-dialética. Dessa maneira, se faz a defesa da instrumentalidade como uma capacidade que o assistente social vai adquirindo ao longo do seu exercer profissional, para a construção e reconstrução dos processos sociais. Assim, a exposição é pautada nos fundamentos sócio-históricos da profissão, o surgimento do debate da instrumentalidade, as influências das racionalidades no exercício profissional, a política de educação no contexto neoliberal e a instrumentalidade do trabalho profissional no IFRN. Desse modo objetivou - se através da experiência de estagio no período de 2014.2 a 2015.1, identificar como a instrumentalidade está sendo pensada e materializada pelos assistentes sociais, tendo como parâmetro o projeto ético-político. Como forma de desenvolvimento e problematização da discussão proposta foram utilizadas como metodologia, entrevistas semi- estruturadas, pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados para subsidiar as reflexões á cerca da instrumentalidade do Serviço Social, seus desafios e possibilidades no cotidiano profissional. A amostra foi de 7 entrevistadas, sendo 2 assistentes sociais na Reitoria, 1 no Natal Central, 1 no Ead, 2 na Zona Norte e 1 no Cidade Alta. Como resultados, é possível apontar o quão é necessário o incentivo à educação permanente para os profissionais compreenderem que a instrumentalidade vai para além da dimensão técnico- operativa, isto é, fazer uma análise mais fidedigna da realidade, uma vez que foram identificadas distorções sobre a concepção de a instrumentalidade e as categorias que a constituem.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36191
Outros identificadores: 2012967506
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLASA_Monografia.pdfServiço Social877,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.