Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36271
Título: O trabalho social na política de habitação social como espaço sócio ocupacional do/a assistente social: limites e possibilidades
Autor(es): Cavalcante, Gabriela Siqueira
Orientador: Souza, Ilka de Lima
Palavras-chave: Questão habitacional;Trabalho social;Política de Habitação de Interesse Social;Serviço Social
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CAVALCANTE, Gabriela Siqueira. O trabalho social na política de habitação social como espaçosoócio ocupacional do/a assistente social: limites e possibilidades. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O déficit de moradias para famílias da classe trabalhadora se acirra a cada dia, tornando-se insustentável. Visto que as iniciativas tomadas pelos governos para dar uma resposta a essas demandas são pontuais e insuficientes, consideramos importante refletir acerca do tema. O presente trabalho trata do Trabalho Social na Política de Habitação de Interesse Social, situando a questão habitacional no Brasil e na cidade de Natal, chamando atenção para o Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Federal de provimento de moradia dividido por faixas de renda. O objetivo geral desse trabalho foi analisar o Trabalho Social na Política de Habitação de Interesse social, compreendendo, historicamente, a importância do assistente social nesse contexto. Como procedimentos metodológicos, utilizamos pesquisa bibliográfica em torno das tematicas habitação social, trabalho social e Política de Habitação de Interesse Social. Também foi utilizado como recurso metodológico a pesquisa documental com o objetivo de identificar a concepção de Trabalho Social nas normatizações do Ministério das Cidades. Concluímos que o Trabalho Social da forma que se encontra hoje, assistemático e pontual, tem dado suporte à lógica de resolução da questão habitacional pela via do mercado. Porém, os princípios norteadores do Trabalho Social afirmam o direito à cidade, à moradia digna, à organização e participação popular, entre outros. Portanto, compreendemos que o Trabalho Social é um componente essencial da política habitacional, porém precisa ser realizado de maneira sistemática, contínua, interdisciplinar e articulado às diretrizes da política urbana do País. E o assistente social pode atuar de maneira crítica nesse espaço sócio ocupacional, aperfeiçoando os resultados desse trabalho.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36271
Outros identificadores: 2012961440
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaSC_Monografia.pdfServiço Social828,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.