Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36318
Título: Agroecologia x agronegócio: duas matrizes de produção em disputa no campo brasileiro
Autor(es): Oliveira, Kaline Bezerra de
Orientador: Barros, Ilena Felipe
Palavras-chave: Agronegócio;Agroecologia;Produção agrícola;Agrotóxicos
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Kaline Bezerra de. Agroecologia x agronegócio: duas matrizes de produção em disputa no campo brasileiro. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho se propõe analisar as contradições e problemas causados pelo atual modelo de desenvolvimento para o campo, denominado de agronegócio, e seus rebatimentos no contexto das relações sociais, da produção agrícola e da vida humana. Neste sentido, observa-se que o processo de modernização do campo se deu de forma conservadora por propiciar um desenvolvimento econômico que favoreceu a elite agrária, com o apoio do Estado, das empresas multinacionais e do mercado financeiro internacional. Fortaleceu ainda mais a concentração da terra de modo a inviabilizar a realização da reforma agrária. Em contrapartida, o agronegócio tem provocado o empobrecimento de trabalhadores/as do campo, bem como a sua exclusão, além de constituir-se como uma ameaça para a saúde humana por não conseguir produzir alimentos saudáveis devido ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras. Esse modelo de desenvolvimento na agricultura, centrado no monocultivo e na utilização de agroquímicos contribuem para o aparecimento de doenças, a exemplo do câncer, configurando-se como um caso de saúde pública. Além disso, tem agredido e destruído a biodiversidade e comprometido o equilíbrio ambiental. Por isso, vale salientar que a agroecologia constitui-se como uma matriz de produção capaz de produzir alimentos saudáveis em harmonia com a natureza em quantidades satisfatórias para acabar com a fome no mundo. A metodologia contemplou o método de Marx, materialismo dialético, para análise da realidade do campo brasileiro e a pesquisa qualitativa.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36318
Outros identificadores: 2011900692
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KalineBO_Monografia.pdfServiço Social1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.