Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36368
Título: A inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde: análise do Programa Saúde da Família em Parnamirim/RN
Autor(es): Pereira, Sabrina Freire
Orientador: Silva, Claudia Gabriele da
Palavras-chave: Saúde pública;Assistentes sociais;Programa Saúde da Família
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, Sabrina Freire. A inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde: análise do Programa Saúde da Família em Parnamirim/RN. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação aborda a inserção dos (as) assistentes sociais nas unidades básicas de saúde onde há presença do programa saúde da família (PSF) com recorte da realidade do município de Parnamirim/RN. Tem como escopo analisar como esta ocorrendo à inserção desses profissionais nas unidades básicas de saúde, recortando a realidade no centro de saúde Suzete Cavalcante localizado no bairro de Nova Parnamirim/RN. Para compreender a realidade das profissionais utilizou-se como metodologia, uma pesquisa qualitativa, via análise documental e observação participante na própria unidade básica de saúde. Além disso, foi necessária a revisão bibliográfica à luz de autores que discutem temáticas que envolvem este trabalho. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise crítica da realidade vivenciada na unidade básica de saúde do bairro de Nova Parnamirim, no período de julho/2010 a julho/2012. Apresentada de forma breve a trajetória histórica da saúde brasileira para entender a necessidade da inserção do(a) assistente social nas equipes de saúde da família no Brasil. O resultado alcançado foi o quanto à necessidade do(a) assistente social nas unidades básicas de saúde trabalhando em prol aos usuários e a comunidade. Neste contexto, o profissional de Serviço Social deve em seu trabalho cotidiano interpretar e compreender a realidade social, facilitando a inserção do cidadão nas políticas públicas, a inserção aos direitos humanos, e nas ações e programas da assistência social, etc.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36368
Outros identificadores: 2009027035
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SabrinaFP_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social495,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.