Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36392
Título: Violência contra a mulher: a Lei do feminicídio e seus rebatimentos como forma concreta de proteção a mulher
Autor(es): Sebastião, Elizabeth Elizeuda de Sena
Orientador: Rodrigues, Larisse de Oliveira
Palavras-chave: Violência contra a mulher;Feminicídio;Patriarcado
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SEBASTIÃO, Elizabeth Elizeuda de Sena. Violência contra a mulher: a Lei do feminicídio e seus rebatimentos como forma concreta de proteção a mulher. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo realizar uma análise a partir da Lei do feminicídio e seus desdobramentos no enfretamento a violência contra a mulher no Brasil. Os objetivos deste trabalho estão assim definidos: revisar o referencial teórico sobre a violência contra a mulher e o feminicídio, analisar a relevância da Lei do Feminicídio, analisar os dados existentes em relação à violência contra a mulher e o feminicídio entre 2015 e 2017. Quanto à metodologia que orientou esse trabalho, esta se realizou a partir de uma pesquisa bibliográfica em torno da discussão da Lei do feminicídio e seus desdobramentos, assim como suas dificuldades e desafios. Em torno dessa abordagem apresentamos uma discussão tendo em vista o processo de desigualdade de gênero, o patriarcado e a violência contra a mulher, com reflexões históricas sobre as suas determinações e a violência contra a mulher no Brasil.Com esse estudo é possível afirmar que apesar de todos os avanços e conquistas das lutas feministas, ainda há muito que se fazer no enfrentamento a desigualdade de gênero geradora da violência contra a mulher. Além disso, observa-se que mesmo havendo políticas e medidas protetivas os casos de violência e feminicídio apresentam crescimento no país, e que traz consigo, graves consequências para toda sociedade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36392
Outros identificadores: 2013085976
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violência contra a mulher_Sebastião_2018.pdfMonografia1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.