Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36495
Título: Modo de produção capitalista: compêndio sobre a relação entre o capital e o trabalho na Região Metropolitana de Natal - RN
Autor(es): Fernandes, Lenita Maria dos Santos
Orientador: Wellen, Henrique André Ramos
Palavras-chave: Capitalismo;Trabalho;Região Metropolitana de Natal;Capitalism;Work
Data do documento: 19-Jan-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Lenita Maria dos Santos. Modo de produção capitalista: compêndio sobre a relação entre o capital e o trabalho na Região Metropolitana de Natal - RN. 2021. 48f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Este trabalho possui como objetivo analisar qual é a relação entre a economia da Região Metropolitana de Natal (RM-N) e a classe trabalhadora dessa região. Para isso, foi utilizado como fundamentação de pesquisa o materialismo histórico dialético e como metodologia uma pesquisa qualitativa de caráter documental (com livros, publicações estatísticas e tabelas) e bibliográfico a partir de obras como O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital e Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, e também pesquisa quantitativa (com dados secundários) sobre a classe trabalhadora e sobre as atividades econômicas desenvolvidas através de dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Observatório de Trabalho Decente nos Municípios, que usam como fonte dados o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses meios possibilitaram os seguintes resultados: conhecimento da estrutura social e econômica de formação social das cidades da RM-N e uma delineação sobre o perfil da classe trabalhadora na região.
Abstract: This work aims to analyze and analyze what is the relationship between the economy of the Região Metropolitana de Natal (RM-N) and the working class of that region. For this, the dialectical historical materialism was used as the basis of the research and as a methodology, a basic, qualitative, documentary and bibliographic research based on works such as Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital e Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, as well as quantitative research on the working class and on the activities developed through data from Atlas do Desenvolvimento Humano no Brail and Observatório do Trabalho Decente nos Municípios. These means made possible the following results: knowledge of the social and economic structure of social formation in the cities of RM-N and an outline of the profile of the working class in the region.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36495
Outros identificadores: 20170020578
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ModoDeProducaoCapitalista_Fernandes_2021.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons