Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36545
Title: A importância do Serviço Social na escola
Authors: Bezerra, Mariana da Silva
Advisor: Souza, Ilka de Lima
Keywords: Assistente social;Educação;Escola
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Mariana da Silva. A importância do Serviço Social na escola. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O trabalho discute a temática “Serviço Social na área de Educação”, tendo como objeto o exercício profissional do assistente social na Escola Marista Champagnat de Natal-RN. Enquanto objetivos, buscou-se conhecer e analisar o exercício profissional do assistente social na referida instituição cujos principais usuários são estudantes que recebem bolsa de estudos integral. Especificamente, procurou apreender e analisar elementos sócio históricos referentes à inserção do Serviço Social na educação; identificar e analisar as atribuições e competências do assistente social no âmbito escolar, problematizando demandas, limites e possibilidades relacionados ao exercício profissional e apreender e analisar o “perfil” dos estudantes da Escola Marista, principais usuários atendidos pelo Serviço Social. Enquanto procedimentos metodológicos, foi realizada revisão de literatura para obter-se maiores aproximações com o debate sobre o Serviço Social na Educação, bem como a respeito da educação enquanto direito social no Brasil. Também aplicou-se um questionário a 30 (trinta) estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio regular, a fim de evidenciar quem são os usuários do Serviço Social na Escola Marista e o nível de conhecimento destes acerca do Serviço Social na instituição. Realizou-se, ainda, entrevista com a assistente social da instituição a fim de apreender aspectos sobre o seu exercício profissional diante das demandas apresentadas. Percebe-se que o Estado ainda não faz investimentos necessários para a efetivação do acesso à educação de qualidade e acessível a todos. Instituições de caráter filantrópico, como a Escola Marista Champagnat de Natal aparecem para uma parcela da população como um espaço de acesso a um serviço de qualidade não encontrado na esfera pública. Sobre a inserção do assistente social na escola, atua na elaboração de projetos sociais para inserção ou orientação crítica, com base nas problemáticas do cotidiano; em atendimentos, individuais e grupais; em visitas domiciliares e em estudo social visando ao acompanhamento de estudantes que apresentem problemas de natureza pedagógica e ou vinculadas às relações familiares.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36545
Other Identifiers: 2013034000
Appears in Collections:CCSA - TCC - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarianaSB_Monografia.pdfServiço Social1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.