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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36545
Title: | A importância do Serviço Social na escola |
Authors: | Bezerra, Mariana da Silva |
Advisor: | Souza, Ilka de Lima |
Keywords: | Assistente social;Educação;Escola |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | BEZERRA, Mariana da Silva. A importância do Serviço Social na escola. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
Portuguese Abstract: | O trabalho discute a temática “Serviço Social na área de Educação”, tendo como objeto o exercício profissional do assistente social na Escola Marista Champagnat de Natal-RN. Enquanto objetivos, buscou-se conhecer e analisar o exercício profissional do assistente social na referida instituição cujos principais usuários são estudantes que recebem bolsa de estudos integral. Especificamente, procurou apreender e analisar elementos sócio históricos referentes à inserção do Serviço Social na educação; identificar e analisar as atribuições e competências do assistente social no âmbito escolar, problematizando demandas, limites e possibilidades relacionados ao exercício profissional e apreender e analisar o “perfil” dos estudantes da Escola Marista, principais usuários atendidos pelo Serviço Social. Enquanto procedimentos metodológicos, foi realizada revisão de literatura para obter-se maiores aproximações com o debate sobre o Serviço Social na Educação, bem como a respeito da educação enquanto direito social no Brasil. Também aplicou-se um questionário a 30 (trinta) estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio regular, a fim de evidenciar quem são os usuários do Serviço Social na Escola Marista e o nível de conhecimento destes acerca do Serviço Social na instituição. Realizou-se, ainda, entrevista com a assistente social da instituição a fim de apreender aspectos sobre o seu exercício profissional diante das demandas apresentadas. Percebe-se que o Estado ainda não faz investimentos necessários para a efetivação do acesso à educação de qualidade e acessível a todos. Instituições de caráter filantrópico, como a Escola Marista Champagnat de Natal aparecem para uma parcela da população como um espaço de acesso a um serviço de qualidade não encontrado na esfera pública. Sobre a inserção do assistente social na escola, atua na elaboração de projetos sociais para inserção ou orientação crítica, com base nas problemáticas do cotidiano; em atendimentos, individuais e grupais; em visitas domiciliares e em estudo social visando ao acompanhamento de estudantes que apresentem problemas de natureza pedagógica e ou vinculadas às relações familiares. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36545 |
Other Identifiers: | 2013034000 |
Appears in Collections: | CCSA - TCC - Serviço Social |
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