Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36565
Título: Serviço social e saúde: desafios para atuação profissional no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho – Natal/RN
Autor(es): Silva, Luana de Medeiros
Orientador: Nascimento, Juliana Maria do
Palavras-chave: Política de saúde brasileira;Ofensiva neoliberal;Trabalho profissional do assistente social
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Luana de Medeiros. Serviço social e saúde: desafios para atuação profissional no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho – Natal/RN. 2013. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo de análise e reflexão referente à atuação do Assistente Social no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho e seus desafios profissionais decorrentes da atual conjuntura da política de saúde brasileira. Conjuntura marcada pela ofensiva neoliberal que desresponsabiliza o Estado no financiamento e gestão das políticas públicas, em especial à política de saúde, fortalecendo assim a saúde privada e desqualificando os serviços de saúde pública. Partimos de uma perspectiva crítico-dialética compreendendo que a realidade é contraditória e determinada a partir de uma totalidade composta por determinantes políticos, históricos, sociais, econômicos e culturais da sociedade, buscamos apreender os determinantes para atuação profissional do assistente social, identificando como a sociedade capitalista e a ofensiva neoliberal limita e determina o trabalho profissional do assistente social na perspectiva de garantia dos direitos, além disso, refletimos a relação teoria e prática, e a efetivação do projeto ético-político para a defesa intransigente da Reforma Sanitária e do acesso universal aos serviços de saúde pública.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36565
Outros identificadores: 2009027426
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaMS_Monografia.pdfMonografia em Serviço Social1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.