Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36600
Título: O serviço social e a questão étnico-racial: uma análise a partir das produções desenvolvidas pela categoria profissional no CBAS
Autor(es): Martins, Mayara Fabiana Souza da Silva
Orientador: Silva, Eliana Andrade da
Palavras-chave: Racismo;Serviço social;Questão Étnico-Racial;Questão Social
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTINS, Mayara Fabiana Souza da Silva. O serviço social e a questão étnico-racial: uma análise a partir das produções desenvolvidas pela categoria profissional no CBAS. 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho analisa os debates traçados sobre a questão étnico-racial no Brasil nas produções intelectuais desenvolvidas nos Anais das últimas quatro versões (X, XI, XII, XIII) do Congresso Brasileiro de Assistentes sociais (CBAS), tendo como pressuposto a existência de uma restrita discussão da categoria sobre a questão étnico-racial enquanto expressão da questão social. Utilizou-se como método de coleta de dados pesquisa bibliográfica e documental em torno do tema, e sobretudo os Anais dos X, XI, XII e XIII CBAS. Como Técnica de análise dos dados foi utilizado Análise de Conteúdo. A partir da análise obtida por intermédio das literaturas que discutem a questão étnico-racial no Brasil e da problematização dos artigos selecionados do CBAS, foi identificado que as discussões traçadas acerca das relações raciais e suas expressões no Brasil são limitadas no processo de produção intelectual do Serviço Social. Denotando a necessidade de um maior aprofundamento e apreensão sobre esta temática na formação e exercício profissional, Haja vista que tal apreensão propiciaria profissionais mais críticos e competentes, possibilitando uma prática interventiva mais efetiva para o enfrentamento do racismo e comprometida com a luta da emancipação humana.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36600
Outros identificadores: 2011044670
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Serviço social_Martins_2015.pdf539,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.