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Título: Conhecimentos matemáticos na profissão de marceneiro
Autor(es): Santos, Jorge Luiz Soares dos
Orientador: Araújo, Diego Medeiros
Palavras-chave: Etnomatemática.;Marcenaria.;Matemática.;Ethnomathematics.;Woodwork.;Mathematics.
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Jorge Luiz Soares dos.Conhecimentos Matemáticos Na Profissão de Marceneiro. Caicó, RN: 2019. 35f. Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos por trás das atividades laborais dos marceneiros. Para alcançar tais objetivos, nos fundamentamos nas ideais de D´Ambrósio (1997;2001) sobre Etnomatemática, assim como de outros teóricos alinhados a essa temática, tais como Gerdes (1996), Monteiro (2004), Borba e Costa (1996) e se apoiado na Base Nacional Curricular Comum. O atual estudo se deu por meio de pesquisa de cunho qualitativa, com a realização de visitas e observações nas marcenarias, bem como as elaborações e aplicações de entrevistas, nas quais foram realizadas com dois marceneiros da cidade de Caicó-RN para investigar o nível de conhecimentos dos mesmos sobre a matemática. Assim, com os resultados obtidos mostramos que os conhecimentos utilizados pelos marceneiros são transmitidos de maneira informal, diferente da que é aprendida no âmbito escolar.
Abstract: The present work had as objective to identify the mathematical knowledge behind the labor activities of the carpenters. In order to reach these objectives, we are based on the ideals of D'Ambrósio (1997, 2001) on Ethnomathematics, as well as other theorists aligned to this theme, such as Gerdes (1996), Monteiro (2004), Borba e Costa (1996) and based on the National Curricular Common Base. The present study was carried out by means of a qualitative research, with visits and observations in the joinery, as well as the elaborations and applications of interviews, in which two carpenters from the city of Caicó-RN were investigated to investigate the level of knowledge of mathematics. Thus, with the results obtained, we show that the knowledge used by the woodworkers is informal, different from what is learned in the school context.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36685
Outros identificadores: 2014059783
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