Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36701
Título: A influência do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática
Autor(es): Rocha, Jaíne Carla Alves da
Orientador: Lima Neto, José Melinho de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado;Matemática;Professores;Formação inicial
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROCHA, Jaíne Carla Alves da.A Influência do Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática. Caicó, RN: 2019. 31 f. Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a influência que o Estágio Supervisionado tem na formação inicial docente, com alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, campus Caicó – RN, baseado na pesquisa qualitativa. Autores como Coelho (2007), Pimenta e Lima (2008), entre outros, foram tomados como base para o referencial teórico. O projeto traz uma breve história de como surgiu a necessidade de realizar-se o Estágio Supervisionado e como o mesmo foi implementado nos cursos de licenciatura como, também, dados obtidos através de estudo empírico e reflexões desenvolvidas durante as disciplinas de Estágio, enquanto discente do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa teve como etapas a elaboração e aplicação de um questionário com licenciandos que concluíram todas as etapas do Estágio Supervisionado, com o intuito de identificar sua influência para os futuros professores. A análise dos resultados obtidos mostrou que os acadêmicos acreditam que o Estágio é um momento marcante e decisivo na formação, sendo um fator relevante para a escolha do estagiário em ser educador e qual sentido será dado à possível profissão.
Abstract: The present work has as main objective to analyze the influence that the Supervised Internship has in the initial teacher training, with students of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, Center of Higher Education of the Seridó - CERES, campus Caicó – RN, based on qualitative research. Authors like Coelho (2007), Pimenta and Lima (2008), among others, were taken as basis for the theoretical reference. The project provides a brief history of how the need arose to carry out the Supervised Internship and how it was implemented in the undergraduate courses, as well as data obtained through an empirical study and reflections developed during the Internship subjects, as a student of the Degree in Mathematics. The research had as stages the elaboration and application of a questionnaire with graduates who concluded all the stages of the Supervised Internship, in order to identify its influence for the future teachers. The analysis of the results showed that the academics believe that the Internship is an important and decisive moment in the training, being a relevant factor for the trainee's choice to be an educator and what sense will be given to the possible profession.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36701
Outros identificadores: 2014052639
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AInfluênciadoEstágio_Rocha_2019.pdf871,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons