Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36788
Título: Vazios urbanos: entre a concentração de vazios e a não efetivação da função da propriedade e da cidade.
Autor(es): Marinho, Bárbara Rodrigues
Orientador: Ataíde, Ruth Maria da Costa
Palavras-chave: Vazios urbanos - Monografia;Plano diretor de Natal - Monografia;Função social da propriedade - Monografia;Instrumentos urbanísticos - Monografia;Lagoa Nova - Natal/RN - Monografia
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARINHO, BÁrbara Rodrigues. Vazios urbanos: entre a concentração de vazios e a não efetivação da função da propriedade e da cidade. 2018. 144f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este trabalho busca compreender o motivo pelo qual se mantém os vazios urbanos em áreas consolidadas da cidade de Natal/RN, uma vez que são previstos no Plano Diretor de Natal instrumentos urbanísticos que podem previstos no Plano Diretor de Natal que podem ser aplicados para combater a ociosidade da terra e do imóvel urbano sem uso ou subutlizado. Como questão de pesquisa, o trabalho traz o seguinte questionamento: Como a existência dos vazios urbanos em áreas infra estruturadas afeta a efetivação do Direito à Cidade na cidade de Natal/ RN? Por questões de tempo e dimensionamento da pesquisa, o Universo de Estudo do presente trabalho ficou delimitado ao bairro de Lagoa Nova. Como objeto de estudo foram escolhidos os vazios urbanos e os instrumentos urbanísticos relacionados ao cumprimento da função social da propriedade e o Direito à Cidade nesse bairro. Nessa perspectiva definiu-se como objetivo geral compreender a constituição do tecido urbano do bairro de Lagoa Nova, evidenciando os tipos e a concentração dos vazios urbanos como elementos potenciais para a aplicação dos instrumentos urbanísticos com fins da efetivação da função social da propriedade e da cidade. Para o alcance deste objetivo foram estabelecidos cinco objetivos específicos: discutir a configuração espacial do bairro de Lagoa Nova, realçando o processo de uso e ocupação do solo dos seus espaços privados, e os tipos de vazios urbanos existentes, identificar as potencialidades edilícias dos vazios urbanos, evidenciando as condições de infraestrutura do bairro; compreender os contornos normativos dos instrumentos urbanísticos, previstos no Plano Diretor de Natal, com vistas ao cumprimento da função social da propriedade e da cidade, contribuir para a construção de um conceito sobre lotes subutilizados e por último, propor estratégias para regulamentação dos instrumentos com vistas ao cumprimento da função social da propriedade e da cidade. A metodologia adotada contempla o referencial teórico sobre os diferentes conceitos e tipos de vazios, a pesquisa documental da legislação urbanística em âmbito federal e municipal, a análise morfológica do Universo de estudo e o mapeamento dos lotes vazios e subutilizados. Como resultado, foram identificados 322 lotes no bairro e 113 no recorte espacial escolhido, classificados em três tipos que nortearam a proposição de diretrizes normativas que contribuam na efetivação a função social da propriedade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36788
Outros identificadores: 2013050415
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA-MARINHO-TFG-VAZIOS-URBANOS-.pdfTrabalho-final-Graduacao-Bárbara-Rodrigues-Marinho7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.