Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37384
Título: Adaptação do atendimento educacional especializado em tempos de pandemia: um estudo de caso
Autor(es): Silva, Alice Angelina da
Orientador: Bon, Gabriela
Palavras-chave: Educação especial;Atendimento educacional especializado;Sala de recursos multifuncionais;Ensino remoto emergencial
Data do documento: 9-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Alice Angelina da. Adaptação do atendimento educacional especializado em tempos de pandemia: um estudo de caso. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa que investiga o processo de adaptação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) durante a pandemia da COVID-19. Esta pesquisa foi realizada em uma escola regular da rede pública no município de Lajes/RN. Tendo em vista essa temática, nosso intuito é: analisar e identificar as adaptações necessárias para atender os educandos com deficiência durante a pandemia; compreender como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi efetivado; e identificar os principais desafios do ensino remoto para os alunos com deficiência. Utilizou-se como recursos metodológicos: a abordagem descritiva e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário virtual, entre os meses de agosto a setembro de 2021, através de conversas pelo WhatsApp. A pesquisa teve como colaboradora ou participante, uma professora atuante na escola supracitada. Esse artigo está embasado nos seguintes autores Alves (1986), Brasil (2010), Lopes (2016), Unesco (2019). Os resultados da presente pesquisa indicaram que a adaptação ao ensino remoto em meio a pandemia, causada pelo novo coronavírus COVID – 19 foi e está sendo desafiadora para as famílias, escolas, professoras/es, profissionais da área de educação e alunas/os, em especial aos estudantes que necessitam de AEE. Porém, através dos esforços realizados pela escola analisada junto aos pais e/ou responsáveis, as/os estudantes com deficiência vêm sendo assistidos, recebendo apoio pedagógico dentro das condições cabíveis no atual cenário. Assim é possível afirmar que o AEE na escola lócus de pesquisa está sendo efetivado. Nesse sentido pode-se dizer que mesmo diante das dificuldades encontradas, a escola investigada demonstra que o AEE é realizável e possível por meio do ensino remoto ofertado e contribui para que esse público não seja excluído de seu processo de escolarização.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37384
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdaptacaoAEETemposPandemia_Silva_2021.pdf662,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons