Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37391
Título: | Capacitismo: um relato de estudo a partir de experiências no trabalho como cuidadora na educação especial |
Autor(es): | Alves, Ednara Nascimento |
Orientador: | Bon, Gabriela |
Palavras-chave: | Capacitismo;Ambiente escolar;Educação inclusiva |
Data do documento: | 8-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | ALVES, Ednara Nascimento. Capacitismo: um relato de estudo a partir de experiência no trabalho como cuidadora na educação especial. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa enfocará questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade a partir da visão de uma cuidadora de crianças com deficiência na Educação Infantil. Neste sentido, traz uma relação entre as reflexões teóricas desenvolvidas na universidade sobre o capacitismo e a prática escolar. Com isso, a pesquisa buscou analisar algumas ações que envolvem o capacitismo dentro do espaço de sala de aula, bem como descrever as políticas públicas que acompanham a Educação Inclusiva no Brasil para, por fim, identificar os principais desafios e barreiras enfrentadas pelo professor no trabalho com crianças com deficiência. Sobre o procedimento metodológico, o estudo se baseou na pesquisa bibliografia e normativa: o primeiro momento buscou compreender na literatura as diferentes abordagens sobre a Educação Inclusiva, o capacitismo e o papel do professor, além do mais analisa os documentos legislativos implantados ao longo da história. O segundo momento teve um rumo voltado para observações feitas durante o período de atuação como cuidadora de aluno com necessidades educacionais especiais. Por fim, com a realização desse trabalho, foi possível identificar que mesmo com toda garantia legal ainda é possível encontrar dentro do espaço escolar barreiras que distancia a inclusão do aluno com deficiência. Outro ponto discutido está relacionado às ações capacitistas que comumente podem ser identificadas no cotidiano escolar em simples práticas, como também os desafios que o professor se depara como a falta de formação específica e o apoio pedagógico para garantir o ensino de qualidade. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37391 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (a distância) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CapacitismoRelatoEstudo_Alves_2021.pdf | 305 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons