Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37774
Título: A Filosofia e a Educação construída intersubjetivamente com as crianças: uma experiência filosófica a partir de George Herbert Mead
Título(s) alternativo(s): Philosophy and Education constructed intersubjectively with children: a philosophical experience from George Herbert Mead
Autor(es): Medeiros, Maria do Rosário Fernandes
Orientador: Medeiros, Shirlene Santos Mafra
Palavras-chave: Filosofia;Educação;Experiência Filosófica;George Herbert Mead
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Maria do Rosário Fernandes. A Filosofia e a Educação construída intersubjetivamente com as crianças: uma experiência filosófica a partir de George Herbert Mead. 2020. 59f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). Departamento de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, 2021.
Resumo: A pesquisa, cujo título é “A Filosofia e a Educação construída intersubjetivamente com as crianças: uma experiência filosófica a partir de George Herbert Mead”, tem como objetivo analisar a filosofia de George Herbert Mead, o papel da educação e dos processos formativos escolares na interação e na dimensão lúdica da gênese dos significados, na formação de valores éticos e no desenvolvimento do pensar e agir filosoficamente. Outrossim, identificar na filosofia meadiana o papel do eu, do outro e da sociedade para a promoção de uma educação reflexiva e ética; fazer um diagnóstico da situação da Escola Estadual Otávio Lamartine e avaliar a dimensão filosófica desenvolvida em sala de aula. A partir daí, reconstruir uma proposta pedagógica, utilizando a filosofia meadiana com base na educação hermenêutica-crítica e emancipatória para a formação social de um sujeito ético em tempos de pandemia. A abordagem investigativa está inserida nos princípios da perspectiva qualitativa e envolveu como procedimentos para construção e análise de dados, observações e recursos de cunho bibliográfico, tendo como referencial teórico principal, a obra “Mente, Self e Sociedade” de George Herbert Mead (2010), alguns comentadores como Radl-Philipp (1991), Habermas (2012), Casagrande (2014), Medeiros (2010-2016) e várias obras de autores condizentes com o tema estudado. Os resultados construídos a partir da pesquisa apontam que é possível reconstruir uma proposta pedagógica de educação de valores com base na filosofia meadiana para a Escola, uma vez que sua aplicabilidade na Educação com crianças é a formação do “Eu”, do “Mim” para a constituição de um self social, mediante uma abordagem psicossocial por intermédio da linguagem, dos símbolos significantes e das memórias experienciais, filosóficas, intersubjetivas. Desse modo, as concepções filosóficas meadianas, apresentam-se como significativas para futuros pesquisadores que estudarão a temática em foco.
Abstract: The research, whose title is “Philosophy and Education constructed intersubjectively with children: a philosophical experience from George Herbert Mead”, aims to analyze the philosophy of George Herbert Mead, the role of education and school formative processes in interaction and in the playful dimension of the genesis of meanings, in the formation of ethical values and in the development of thinking and acting philosophically. Furthermore, to identify in the Meadian philosophy the role of the self, the other and society to promote a reflective and ethical education; make a diagnosis of the situation of the State School Otávio Lamartine and evaluate the philosophical dimension developed in the classroom. From there, reconstruct a pedagogical proposal using Meadian philosophy based on hermeneutic-critical and emancipatory education for the social formation of an ethical subject in times of pandemic. The investigative approach is inserted in the principles of the qualitative perspective and involved as procedures for construction and analysis of data, observations, and bibliographic resources, having as main theoretical reference the work "Mind, Self and Society" of George Herbert Mead (2010), some commentators such as Radl-Philipp (1991), Habermas (2012), Casagrande (2014), Medeiros (2010-2016), and several works by authors in line with the studied theme. The results constructed from the research indicate that it is possible to reconstruct a pedagogical proposal of education of values based on the Meadian philosophy for the School, since its applicability in Education with children is the formation of the “I”, the “Me” for constitution of a social self, through a psychosocial approach through language, significant symbols and experiential, philosophical, intersubjective memories. Thus, the Meadian philosophical conceptions are presented as significant for future researchers who will study the theme in focus.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37774
Outros identificadores: 2014052110
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFilosofiaEAEducação_Medeiros_20201,16 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons