Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37899
Título: Aplicação de sistema computacional para a classificação de sementes de soja por tamanho utilizando processamento digital de imagens
Autor(es): Silva, Kleysson Arthur Medeiros da
Orientador: Vale, Alessandra Mendes Pacheco Guerra
Pereira, Márcio Dias
Palavras-chave: Classificação;Sementes;Processamento Digital de Imagens
Data do documento: 24-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Kleysson Arthur Medeiros da. Aplicação de Sistema Computacional para a Classificação de Sementes de Soja por Tamanho Utilizando Processamento Digital de Imagens. 2017. 54 f. Monografia (Especialização) - Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Unidade Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2017.
Resumo: A classificação de sementes é uma forma de padronização de acordo com as regras formais indicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Um lote de sementes padronizado torna mais prática à semeadura de forma automática. Este projeto tem como objetivo a classificação de sementes de soja por tamanho de forma automática através de técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). As imagens utilizadas foram divididas em 3 diferentes lotes de sementes de soja (L5, L7 e L8), fornecidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), cada lote composto de 2 repetições. Os dados coletados das medições manuais e classificação das sementes, feitas com o auxílio de paquímetro digital, foram comparados com os resultados de medição e classificação realizados pelo sistema. Os resultados foram obtidos utilizando os índices de Verdadeiro Positivo (VP), Verdadeiro Negativo (VN), Falso Positivo (FP), Falso Negativo (FN). A partir desses índices foi possível aferir a Acurácia do sistema. As medições obtiveram uma acurácia média de aproximadamente 97%. As classes das sementes de 5,0mm à 6,5mm obtiveram os melhores valores de acurácia. O sistema foi desenvolvido a partir dos padrões estabelecidos para a aquisição das imagens e classificação das sementes de soja.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37899
Outros identificadores: 2013077320
Aparece nas coleções:EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de Sistema Computacional para a Classificação de Sementes.pdfTexto da monografia2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.