Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38375
Título: Estudo comparativo entre aditivo comercial e querosene como melhoradores de fluxo a frio do diesel marítimo
Autor(es): Medeiros, Felipe Lucena de
Orientador: Santos, Luciene da Silva
Palavras-chave: Diesel marítimo; Querosene; Aditivo comercial; Propriedades de fluxo a frio; Planejamento Fatorial.;marine diesel; Kerosene; Commercial additive; Flow properties a cold; Factorial Planning.
Data do documento: 4-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Felipe Lucena de. Estudo comparativo entre aditivo comercial e querosene como melhoradores de fluxo a frio do diesel marítimo. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: No cenário mundial, o óleo diesel se destaca como um dos combustíveis mais utilizados, empregado em sua grande maioria nos setores rodoviário e marítimo de cargas e transportes. Um dos grandes problemas relacionados ao seu uso está na perda de fluidez devido a cristalização de parafinas em baixas temperaturas. Neste trabalho, foi estudada a adição de querosene e aditivo comercial (A) ao diesel S1800, com o intuito de melhorar suas propriedades de fluxo a frio, a partir da adição de diferentes concentrações de aditivos fornecidos pela RPCC (Refinaria Potiguar Clara Camarão). Contudo, devido ao alto valor comercial do aditivo A, foi aplicado o planejamento experimental fatorial, com o objetivo de analisar a interação entres os aditivos nos resultados das principais propriedades de fluidez a baixas temperaturas, e identificar a quantidade de querosene capaz de realizar uma substituição total ou parcial ao uso dos aditivos comerciais a fim de reduzir custos. Análises do ponto de névoa, ponto de fluidez, ponto de entupimento, massa específica a 20ºC, viscosidade cinemática a 40ºC, espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e na região do infravermelho próximo (NIR), foram utilizadas na avaliação do efeito da adição de querosene e aditivo comercial sobre as propriedades físico-químicas do diesel S1800. As análises dos resultados mostraram que as misturas Q35A50 e Q35A150 melhoraram propriedades como viscosidade cinemática e massa específica, e diminuiu as temperaturas dos testes do ponto de névoa, ponto de fluidez e ponto de entupimento em até 6,8ºC, 20ºC e 9,0ºC, respectivamente. O planejamento fatorial 22 elaborado mostrou que o querosene pode ser considerado um ótimo aditivo melhorador das propriedades de fluxo a frio do diesel S1800, para concentrações de 35% através dos resultados obtidos. Para o aditivo comercial, o planejamento mostrou que seu teor pode ser reduzido para os pontos de névoa e fluidez, visto que o querosene influencia mais significativamente essas propriedades. Os espectros de FTIR e NIR não apresentaram diferenças significativas entre as amostras para diferentes concentrações dos aditivos utilizados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38375
Outros identificadores: 2013014034
Aparece nas coleções:IQ - TCC - Química do Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoComparativoAditivo_Medeiros_2017.pdfArtigo principal947,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.