Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38447
Título: A Importância da música na formação do professor de teatro
Autor(es): Santos, Rafael Alves dos
Orientador: Araújo, José Sávio Oliveira de
Palavras-chave: Música na cena;Sonoplastia;Pedagogia do teatro
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS. Rafael Alves dos. A importância da música na formação do professor de teatro. 2019. 31 f. Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Teatro, Natal, 2019.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão a partir da importância da música e suas aplicações nas práticas pedagógicas por mim vivenciadas em diversas experiências, como o PIBID TEATRO UFRN, Monitoria do Projeto Tecnoteatro e a atuação como assistente dos componentes CENOTEC V - Sonoplastia e Música na Cena, bem como produções realizadas com coletivos teatrais com os quais trabalhei na UFRN, durante minha graduação. Apresentarei uma introdução acerca das estratégias metodológicas aplicadas em cada uma dessas experiências, abordando aspectos teóricos e práticos da música, conceitos como soundscape, pesquisa e criação de trilhas sonoras e efeitos a partir das contribuições de Lívio Tragtenberg e a noção de “paisagem sonora” de Murray Schafer. Finalizo com experiências de aplicação dos métodos e teorias defendidos e uma reflexão acerta da formação do professor de teatro que queira abordar as linguagens do som e da música no âmbito cênico.
Abstract: This graduation work presents a reflection from the importance of music and its applications in the pedagogical practices I experienced in several experiences, such as PIBID TEATRO UFRN, Tecnoteatro Project Monitoring and acting as assistant to the CENOTEC V - Sonoplasty and Music on the Scene, as well as productions made with theatrical collectives I worked with at UFRN during my undergraduate degree. I will present an introduction about the methodological strategies applied in each of these experiences, addressing theoretical and practical aspects of music, concepts such as soundscape, research and soundtracking and effects from the contributions of Livio Tragtenberg and the notion of “soundscape” by Murray Schafer. I conclude with experiences of applying the methods and theories defended and a correct reflection of the formation of the theater teacher who wants to approach the languages of sound and music in the scenic scope.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38447
Outros identificadores: 2015056187
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportanciaMusicaFormacao_Santos_2019567,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.