Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38459
Título: | Teatro laboratório: uma experiência em camadas lúdicas do eu performer |
Autor(es): | Lima, Edjacson Robson Oliveira |
Orientador: | Haderchpek, Robson Carlos |
Palavras-chave: | Teatro laboratório.;Laboratory theater;Processos de criação.;Performer.;Encenador. |
Data do documento: | 14-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | LIMA. Edjacson Robson Oliveira.Teatro laboratório: uma experiência em camadas lúdicas do eu performer. 2020. 35 f. Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Teatro, Natal, 2020. |
Resumo: | Tomando como referência o Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski o presente trabalho se propõe a analisar duas práticas laboratoriais vivenciadas pelo discente-pesquisador ao longo de sua formação no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. Como objeto de análise são elencados o “Processo Carvalho” e o “Processo Andrômeda”, processos de criação desenvolvidos respectivamente nas disciplinas de Elementos do Treinamento Pré-Expressivo e Encenação I. Ao analisar os referidos processos o discente- pesquisador se coloca no lugar do “eu performer” e do encenador, refletindo sobre as camadas lúdicas que são desveladas na prática laboratorial. Os resultados deste estudo são explicitados ao longo desta reflexão e demonstram a importância da prática laboratorial no processo de formação do artista e do professor de teatro. |
Abstract: | Taking the Laboratory Theater of Jerzy Grotowski as a reference, the present work proposes to analyze two laboratory practices experienced by the student-researcher throughout his formation in the UFRN Theater Degree Course. As object of analysis are elected the “Carvalho Process” and the “Andromeda Process”, creation processes developed respectively in the disciplines Elementos do Treinamento Pré-Expressivo and Encenação I. When analyzing these processes the student-researcher puts himself in the place of “me performer” and of the director, reflecting on the playful layers that are unveiled in laboratory practice. The results of this study are explained throughout this reflection and demonstrate the importance of laboratory practice in the process of training the artist and the theater teacher. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38459 |
Outros identificadores: | 2015035884 |
Aparece nas coleções: | CCHLA - TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeatroLaboratorioExperiencia_Lima_2020.pdf | Monografia do curso de Licenciatura em Teatro (UFRN) | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.