Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38688
Título: Gravidez na Adolescência: Causas e consequências relacionadas à gestação em adolescentes no município de Santa Cruz/RN
Autor(es): Brilhante, Joseny Ferreira
Orientador: Oliveira, Dannielly Azevedo de
Palavras-chave: Anticoncepção;Enfrentamento;Gravidez na Adolescência;Saúde da família.
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BRILHANTE, Joseny Ferreira. Gravidez na adolescência: causas e consequências relacionadas à gestação precoce em adolescentes no município de santa cruz/rn. 2021. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2021.
Resumo: A gravidez na adolescência é um problema mundial que vem tomando proporções enormes a cada ano e vem se tornando ainda mais preocupante devido às muitas complicações que acarretam para a saúde da adolescente e para o seu bebê, e também pelas dificuldades que essas adolescentes enfrentam na hora de revelar para os familiares que por vezes não a apoiam. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo identificar as causas que corroboram para o alto índice de gravidez em adolescentes de 10 a 19 anos, na cidade de Santa Cruz/ RN; Conhecer as principais consequências relacionadas à gestação precoce para a adolescente. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Para este estudo foi realizada uma entrevista semiestruturada com as adolescentes e para a verificação dos dados quantitativos, utilizamos a análise estatística descritiva, sendo a sua apresentação feita por meio de tabelas de distribuição e frequências. Resultados: Após a análise dos dados da amostra, chegaram-se a cinco tabelas: quatro delas descritivas, onde foram apresentadas informações demográficas para caracterização da amostra e caracterização das participantes da pesquisa quanto causas e consequências relacionadas à gestação precoce e uma tabela onde foi realizada análise bivariada para o desfecho “Motivação para engravidar”. Discussão: É possível analisar que muitas das adolescentes entrevistadas não estavam preparadas para ser mãe nesse momento, porém foram surpreendidas com essa situação e ao mesmo tempo demonstraram felicidade por estarem gerando um filho, a grande maioria não tem dimensão da responsabilidade de ter um filho, acham que é algo normal, porém, há de se convir que um filho deveria ser algo planejado pelo casal e não algo por acaso, onde tantas adolescentes se depara com a gravidez e muitas das vezes sozinha, sem o apoio da família e principalmente do seu companheiro.
Abstract: A gravidez na adolescência é um problema mundial que vem tomando proporções enormes a cada ano e vem se tornando ainda mais preocupante devido às muitas complicações que acarretam para a saúde da adolescente e para o seu bebê, e também pelas dificuldades que essas adolescentes enfrentam na hora de revelar para os familiares que por vezes não a apoiam. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo identificar as causas que corroboram para o alto índice de gravidez em adolescentes de 10 a 19 anos, na cidade de Santa Cruz/ RN; Conhecer as principais consequências relacionadas à gestação precoce para a adolescente. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Para este estudo foi realizada uma entrevista semiestruturada com as adolescentes e para a verificação dos dados quantitativos, utilizamos a análise estatística descritiva, sendo a sua apresentação feita por meio de tabelas de distribuição e frequências. Resultados: Após a análise dos dados da amostra, chegaram-se a cinco tabelas: quatro delas descritivas, onde foram apresentadas informações demográficas para caracterização da amostra e caracterização das participantes da pesquisa quanto causas e consequências relacionadas à gestação precoce e uma tabela onde foi realizada análise bivariada para o desfecho “Motivação para engravidar”. Discussão: É possível analisar que muitas das adolescentes entrevistadas não estavam preparadas para ser mãe nesse momento, porém foram surpreendidas com essa situação e ao mesmo tempo demonstraram felicidade por estarem gerando um filho, a grande maioria não tem dimensão da responsabilidade de ter um filho, acham que é algo normal, porém, há de se convir que um filho deveria ser algo planejado pelo casal e não algo por acaso, onde tantas adolescentes se depara com a gravidez e muitas das vezes sozinha, sem o apoio da família e principalmente do seu companheiro.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38688
Outros identificadores: 20160140993
Aparece nas coleções:FACISA - TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GravidezAdolescenciaCausas_Brilhante_2021.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.