Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39054
Título: Comparação entre o conhecimento dos ingressantes e dos estudantes do terceiro período de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande Norte sobre o Sistema único de Saúde
Título(s) alternativo(s): Comparison between the knowledge of the incoming and third period students of the health courses from Federal University of Rio Grande do Norte about the Unique Health System
Autor(es): Dias, Ana Cláudia Palhares de Almeida
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde;Saúde da Família;Atenção Primária à Saúde;Primary Health Care;Capacitação de Recursos Humanos em Saúde;Unique Health System.;Family Health Strategy;Training of Human Resources in Health
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DIAS, Ana Cláudia Palhares de Almeida. Comparação entre o conhecimento dos ingressantes e dos estudantes do terceiro período de cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o Sistema Único de Saúde. 2019. 48 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Introdução: Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) muitas mudanças ocorreram no âmbito da saúde pública. Passou-se a enxergar o indivíduo como um todo e o acesso à saúde tornou-se universal. O SUS tem sua base e porta de entrada na Atenção Básica à Saúde (ABS) que por sua vez é estruturada no modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF), a qual possui uma abordagem multiprofissional de trabalho. Com essas mudanças foi necessário que os centros formadores de profissionais da saúde, acompanhassem esse avanço, com a criação de componentes curriculares e projetos que inserissem o futuro profissional da saúde na realidade do SUS. Os componentes curriculares Saúde e Cidadania (SACI I) e Atividade Interativa Interdisciplinar II: Saúde e Cidadania (SACI II) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) buscam essa aproximação dos alunos da saúde com o SUS. Objetivos: Analisar o papel dos componentes curriculares SACI I e SAC II no conhecimento dos alunos da área da saúde sobre o SUS com enfoque na ABS. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, com desenho seccional, no qual foi aplicado questionário autoadministrado aos estudantes ingressantes e do terceiro período dos cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem, uma vez que esses componentes são obrigatórios para esses cursos. O questionário foi composto por informações sobre os dados socioeconômicos e demográficos dos alunos e 12 questões sobre os temas abordados em SACI I e SACI II. Os dados foram analisados no Software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) por meio de análise descritiva e inferencial. Resultados: Os alunos do terceiro período obtiveram um percentual maior de acertos em todas as questões em relação aos alunos do primeiro período. Quando questionados se pretendem trabalhar no SUS e se utilizam o SUS em relação aos demais dados da pesquisa foi visto que independente dos dados relacionados, a maioria pretende trabalhar no SUS e também fazem uso do mesmo. Conclusões: Pode-se notar que os componentes curriculares SACI I e SACI II têm papel importante no conhecimento dos alunos sobre o SUS e que mesmo diante da conjuntura política e econômica do país que afeta tanto a saúde, a grande maioria dos alunos pretende trabalhar no SUS.
Abstract: Introduction: With the Unique Health System (SUS) creation, many changes occurred within the scope of public health, the individual was seen as a whole and the access to health became universal. The SUS has its base and gateway in the primary health care, which in turn is structured in the Family Health Strategy (ESF) model, which has a multiprofessional approach to teamwork. With these changes, it was necessary for the health educations centers to follow this progress, with the inclusion of curricular components and projects that inserted the health professional future’s in the SUS reality. The curricular components Saúde e Cidadania (SACI I) and Atividade Interativa Interdisciplinar II: Saúde e Cidadania II (SACI II) of Federal University of Rio Grande do Norte aim to approach the students of the health area with the Unique Health System. Objectives: To evaluate the role of the curricular components SACI I e SACI II in the health area students’ knowledge about SUS with a focus on basic care. Methodology: It is a quantitative cross-sectional study in which a questionnaire was applied to incoming and for third period students of dentistry, medicine, and nursing courses, since these components are required for these courses. The questionnaire was composed of information about the socioeconomic and demographic data of students and 12 significant questions on the topics covered in SACI I and SACI II. The data were analyzed using the Software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) through a descriptive and inferential analysis. Results: The third period students obtained a higher percentage of correct answers, in all the questions, than the students of the first period. When the students were evaluated if they intend to work in the SUS and if they use the SUS in relation to the other data of the research, it was seen that, independent of the related data, most of them intend to work in SUS and also use it. Conclusions: It can be noted that the curricular components SACI I and SACI II have important roles in students’ knowledge about SUS and that even in the country’s political and economic situation, that affects both health and education, the vast majority of students want work in SUS.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39054
Outros identificadores: 2015072860
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComparacaoConhecimentoEstudantes_Dias_2019.pdfMonografia final de Ana Cláudia Palhares de Almeida Dias474,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons