Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39097
Título: Perfil clínico e diagnóstico dos pacientes encaminhados a um serviço de estomatologia de referência do nordeste brasileiro
Autor(es): Galvão, Ingryd Isley de Jesus
Orientador: Silveira, Éricka Janine Dantas da
Palavras-chave: Diagnóstico bucal;Profissional de saúde;Terapêutica
Data do documento: 22-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GALVÃO, Ingryd Isley de Jesus. Perfil clínico e diagnóstico dos pacientes encaminhados a um serviço de estomatologia de referência do nordeste brasileiro. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: A boca pode ser sede de lesões de naturezas variadas, sendo essencial o correto diagnóstico e conduta. Objetivo: Avaliar o perfil clínico, diagnósticos clínicos e conduta para diagnóstico em pacientes encaminhados por médicos e cirurgiões-dentistas da rede púbica e privada ao Serviço de Diagnóstico Oral do Departamento de Odontologia da UFRN. Metodologia: A amostra de estudo foi composta pelos prontuários dos pacientes atendidos nos últimos 5 anos na Clínica de Estomatologia da UFRN. Foram coletados dados sociodemográficos, procedência (rede pública ou privada), encaminhamento (médico ou dentista), diagnóstico clínico e histopatológico emitidos pelo serviço e conduta. Os testes do qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher de foram realizados sobre as variáveis analisadas. Os valores de p menores que 0,05 foram considerados estatisticamente significativos. Resultados: No período da pesquisa, 628 pacientes foram encaminhados. Houve predomínio do sexo feminino (84.6%), indivíduos pardos (53%), adultos de 20 a 59 anos (60.8%). Constatou-se maior prevalência de encaminhamentos realizados por cirurgiões-dentistas e do serviço público (74.7%); 76 (12,5%) pacientes exibiam a presença clínica de um ou mais tipos de lesões no momento do exame, onde a hiperplasia fibrosa (n = 56; 9,4%), candidose (n = 41; 6,9%), carcinoma de células escamosas (n = 35; 5,9%) foram as mais frequentes. Os pacientes provenientes do serviço público e que foram encaminhados por cirurgiões-dentistas exibiram uma maior quantidade de lesões distintas (mais de uma lesão) (p = 0,003; p = 0,014, respectivamente), quando comparado aos pacientes encaminhados pelo setor privado e por médicos. A biópsia foi o procedimento inicial mais realizado para obtenção do diagnóstico (34.1%). Conclusão: O perfil clínico dos pacientes analisados e encaminhados para o Serviço de Estomatologia revela que muitos profissionais ainda preferem que os mesmos sejam diagnosticados e tratados em um centro de referência especializado, as vezes por falta de meios de realização de biópsia para confirmação do diagnóstico.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39097
Outros identificadores: 2016087508
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilClínicoEDiagnóstico_Galvão_2021.pdf997,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons