Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39140
Título: Conversão de sistemas adesivos experimentais contendo fotoiniciadores alternativos fotoativados com led´s de segunda e terceira geração.
Título(s) alternativo(s): Conversion of experimental system containing photoinitiators round with alternative photoactive leds second and third generation
Autor(es): Brito, João Marcos de
Orientador: Borges, Boniek Castillo Dutra
Palavras-chave: Luzes de cura;Fotoiniciadores dentários;Adesivos dentários
Data do documento: 25-Nov-2014
Editor: Odontologia
Referência: BRITO, João Marcos de. Conversão de sistemas adesivos experimentais contendo fotoiniciadores alternativos fotoativados com led´s de segunda e terceira geração. 2014. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Objetivo: avaliar o grau de conversão dos sistemas adesivos experimentais formulados com fotoiniciadores alternativos e o catalizador de polimerização difeniliodônio, quando fotoativados com LED´s de segunda e terceira geração. Metodologia: foram utilizados quatorze sistemas adesivos experimentais contendo, canforoquinona, bis - aquil fosfínico (BAPO), fenilpropadiona (PPD), o catalizador difeniliodônio e o co – iniciador EDMAB, manipulados, tendo-se como solvente o etanol. O grau de conversão foi analisado por um aparelho de espectroscopia infravermelho acoplado a um dispositivo total atenuado. Uma gota de cada sistema adesivo (n=5) foi aplicada sobre o cristal de seleneto de zinco. Os quais foram volatilizados por 10 segundo a uma distância de 20 cm. Os sistemas adesivos foram fotoativados com os LED´s coltene e bluephase durante 20 segundos a uma distância de 20 cm. O espectro de absorção dos sistemas adesivos polimerizados e não polimerizado foi obtido na região entre 4000 a 650 cm-1, com 32 varreduras na resolução de 4 cm.-1 Considerou-se o intervalo de 1590 a 1660cm1 para observações da absorbância em 1608 a 1638 cm-1, as quais sinalizam, respectivamente os picos de absorção das ligações vilinicas aromáticas e alifáticas. Os resultados do DC (%) foram obtidos através da equação: 𝐷𝐶=100×[1−(𝑅 𝑝𝑜𝑙𝑖𝑚𝑒𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑅 𝑛ã𝑜 𝑝𝑜𝑙𝑖𝑚𝑒𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜)]. Resultados: Para a maioria dos sistemas adesivos, o LED de terceira geração propiciou grau de conversão estatisticamente superior, com exceção dos sistemas adesivos contendo apenas CQ e CQ + difeniliodônio. Os sistemas adesivos fotoativados com os LED de segunda geração, os que continha CQ em sua composição apresentou um valor de conversão maior. Já os sistemas adesivos fotoativados com o LED de terceira geração, os fotoiniciadores com as seguintes formulações CQ + PPD + BAPO + difeniliodônco, BAPO + PPD + difeniliodônio, PPD + difeniliodônio e BAPO + difeniliodônico apresentaram uma maior conversão. Conclusão: Os LED´s influenciam diretamente no grau de conversão dos sistemas adesivos alternativos, dependendo da composição do fotoiniciador.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39140
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] Conversão de sistemas adesivos experimentais.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2504,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.