Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39348
Título: O esporte no ambiente escolar e o desenvolvimento social dos praticantes: uma visão dos professores
Autor(es): Silva, Davi França Guedes da
Orientador: Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Palavras-chave: Educação Física;Physical Education;Esporte escolar;School sports;Desenvolvimento social;Social development
Data do documento: 29-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Davi França Guedes da. O esporte no ambiente escolar e o desenvolvimento social dos praticantes: uma visão dos professores. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Introdução: A prática de esportes costuma ser bastante incentivada nos ambientes escolares dos mais diversos países do mundo. Logo, é inegável a sua influência na cultura, economia, lazer e expressão corporal, uma vez que está presente em praticamente todos os segmentos da sociedade, ocupando significativos espaços na mídia e no cotidiano da população em geral, reunindo inúmeros praticantes e/ou espectadores. Objetivo: Analisar a opinião de professores de Educação Física que atuem diretamente com o ensino de modalidades esportivas para crianças e adolescentes em escolas da cidade de Natal/RN, de modo a compreender se há ou não benefícios para o desenvolvimento social de seus praticantes. Métodos: Este estudo consiste em uma combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, de cunho qualitativo, fazendo uso de um questionário para coleta de dados e de revisão da literatura envolvendo a temática trabalhada. Resultados: Ao todo, participaram da pesquisa, de modo voluntário, submetendo-se à resolução do questionário, nove professores de Educação Física que atuam com modalidades esportivas no ambiente escolar. Estão presentes neste estudo professores de todas as redes e segmentos da educação básica. De modo unânime, todos os entrevistados afirmaram que há benefícios no desenvolvimento social dos praticantes de modalidades esportivas no ambiente escolar, atribuindo a elas um alto grau de importância. Considerações finais: Com base nos dados e relatos obtidos por meio da pesquisa desenvolvida, acredita-se que os esportes no ambiente escolar atuam de forma benéfica no desenvolvimento social de seus praticantes.
Abstract: Introduction: The practice of sports is usually highly encouraged in school environments in the most diverse countries in the world. Therefore, its influence on culture, economy, leisure and body expression is undeniable, since it is present in practically all segments of society, occupying significant spaces in the media and in the daily life of the general population, bringing together numerous practitioners and / or spectators. Objective: To analyze the opinion of Physical Education teachers who work directly with the teaching of sports modalities for children and adolescents in schools in the city of Natal / RN, in order to understand whether or not there are benefits for the social development of their practitioners. Methods: This study consists of a combination of bibliographic research with field research, of a qualitative nature, making use of a questionnaire for data collection and literature review involving the theme worked on. Results: In all, nine Physical Education teachers who work with sports in the school environment participated in the research voluntarily, undergoing the resolution of the questionnaire. Teachers from all basic education networks and segments are present in this study. Unanimously, all respondents stated that there are benefits in the social development of practitioners of sports in the school environment, giving them a high degree of importance. Conclusion: Based on the data and reports obtained through the developed research, it is believed that sports in the school environment act in a beneficial way in the social development of its practitioners.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39348
Outros identificadores: 20170113283
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OesportenoAmbienteEscolar_Silva_2021Texto Completo320,66 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons