Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39350
Título: A educação física escolar, o hospital e suas possibilidades: proposta de intervenção pedagógica na classe hospitalar
Autor(es): Souza, Vanessa Cristina Arruda Melo de
Orientador: Dias, Maria Aparecida
Palavras-chave: Educação Física;Criança;Classe Hospitalar
Data do documento: Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Vanessa Cristina Arruda Melo de. A Educação Física Escolar, o hospital e suas possibilidades: proposta de intervenção pedagógica na classe hospitalar. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor de Educação Física no projeto denominado Classe Hospitalar, que visa dar continuidade educacional a crianças e adolescentes em processo de internação hospitalar ou tratamento de saúde residencial prolongado. O estudo fornece uma proposta de intervenção para a atuação do professor de educação física compatível com a realidade atual dos hospitais públicos da cidade de Natal, considerando as necessidades educacionais das crianças e a limitação do tratamento. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. O estudo envolve crianças em idade escolar (6 a 12 anos de idade - educação básica precoce, do 1º ao 5º ano), hospitalizadas, e se limita às condições de saúde da criança e de seu tratamento. Como procedimento de coleta de dados, houve uma visita a um dos hospitais públicos da cidade de Natal / RN, contemplado pelo projeto Classe Hospitalar. Por meio de nossos achados, foi possível construir uma proposta voltada para a aplicação dos conteúdos da Educação Física em forma de oficinas. Além disso, foi possível observar a falta de inserção do professor de educação física no contexto hospitalar diretamente relacionado à classe hospitalar. Observou-se a necessidade de um trabalho voltado para a cultura do movimento inserido nas ações educativas propostas pelo projeto Classe Hospitalar. Tais ações devem ir além da educação continuada, promover a expressão das emoções, a consciência corporal e a ressignificação de seu processo de adoecimento através da cultura do movimento.
Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor de Educação Física no projeto denominado Classe Hospitalar, que visa dar continuidade educacional a crianças e adolescentes em processo de internação hospitalar ou tratamento de saúde residencial prolongado. O estudo fornece uma proposta de intervenção para a atuação do professor de educação física compatível com a realidade atual dos hospitais públicos da cidade de Natal, considerando as necessidades educacionais das crianças e a limitação do tratamento. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. O estudo envolve crianças em idade escolar (6 a 12 anos de idade - educação básica precoce, do 1º ao 5º ano), hospitalizadas, e se limita às condições de saúde da criança e de seu tratamento. Como procedimento de coleta de dados, houve uma visita a um dos hospitais públicos da cidade de Natal / RN, contemplado pelo projeto Classe Hospitalar. Por meio de nossos achados, foi possível construir uma proposta voltada para a aplicação dos conteúdos da Educação Física em forma de oficinas. Além disso, foi possível observar a falta de inserção do professor de educação física no contexto hospitalar diretamente relacionado à classe hospitalar. Observou-se a necessidade de um trabalho voltado para a cultura do movimento inserido nas ações educativas propostas pelo projeto Classe Hospitalar. Tais ações devem ir além da educação continuada, promover a expressão das emoções, a consciência corporal e a ressignificação de seu processo de adoecimento através da cultura do movimento.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39350
Outros identificadores: 2015076920
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aeducaçãofísicaescolar_Souza_2018Texto Completo324,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.