Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39360
Título: Fatores motivacionais nas aulas de educação física escolar do Ensino Médio
Autor(es): Oliveira, Jonnathan Salles Franco de
Orientador: Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
Palavras-chave: Educação Física Escolar;Fatores Motivacionais;Ensino Médio;Physical School Education;Motivational Factors;High school
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Jonnathan Salles Franco de. Fatores motivacionais nas aulas de educação física escolar do Ensino Médio. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi conhecer quais os fatores que motivam ou desmotivam os alunos a participarem das aulas de Educação Física na Escola Estadual Professor Josino Macêdo, em turmas do ensino médio. Especificamente procurou-se: a) identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos que (des)motivam os alunos a envolver-se nas aulas; e b) distinguir o perfil dos estudantes participantes das aulas de Educação Física. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo cinco questões fechadas e uma aberta a uma amostra de trinta e dois alunos de ambos os sexos. A turma é pertencente ao 2º ano do ensino médio, período vespertino e idade média de 16 anos. Os resultados indicam que os fatores motivacionais que mais influenciam os alunos a participarem da aula são: a presença e a nota; e os que mais influenciam os alunos a não participarem são: a preguiça e o conteúdo repetitivo. Assim, cabe ao professor traçar estratégias para evitar a evasão dos alunos e tornar as aulas mais motivantes.
Abstract: The objective of the present study was to know which factors motivate or discourage students to participate in the Physical Education classes at the State School Professor Josino Macêdo, in high school classes. Specifically, we sought to: a) identify intrinsic and extrinsic factors that (un) motivate students to become involved in class; And b) to distinguish the profile of the students participating in the Physical Education classes. The data were collected from the application of a questionnaire containing five closed questions and one open to a sample of thirty-two students of both sexes. The class belongs to the second year of high school, afternoon period and average age of 16 years. The results indicate that the motivational factors that most influence the students to participate in the class are: the presence and the note; And those that most influence students not to participate are: laziness and repetitive content. Thus, it is up to the teacher to devise strategies to avoid students evasion and make classes more motivating.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39360
Outros identificadores: 2013053337
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatoresmotivacionaisaulas_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo910,28 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.