Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39710
Título: Digitalização como alternativa para a preservação documental: caso do projeto catálogo virtual da carnaúba do Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido da UFRN
Autor(es): Bezerra, Carlos André Cruz
Orientador: Carvalho, Mônica Marques
Palavras-chave: Sociedade da informação;Tecnologia da informação;Digitalização;Preservação Documental
Data do documento: 11-Dez-2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: BEZERRA, Carlos André Cruz. Digitalização como alternativa para a preservação documental: caso do projeto catálogo virtual da carnaúba do Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido da UFRN. 2010. 54 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Na sociedade atual a informação tem se constituído um recurso muito valioso. Portanto se faz necessário o desenvolvimento de estratégias que garantam seu controle, organização, preservação e disseminação. Nesse sentido, essa pesquisa visa em geral analisar as praticas da Digitalização realizadas no Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido do Rio Grande do Norte abordando-se o caso da coleção do Catálogo Virtual da Carnaúba. Especificamente visa averiguar como se encontra a questão da preservação documental no contexto atual, enfocando-se a digitalização como pratica de resgate e restauro documental, identifica a forma de tratamento documental da coleção da carnaúba do referido núcleo, propõe um fluxo de trabalho em torno da digitalização desta coleção bem como um produto para a divulgação do conteúdo digitalizado da mesma. A metodologia utilizada foi a de pesquisa de campo no referido local e bibliográfica através do uso de recursos informacionais bibliográficos, eletrônicos. São abordados assuntos tais como Gestão Documental (GD), do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e da Tecnologia da Informação (TI) entre outros. Considera ao final que a informação deve ser produzida, disseminada na perspectiva de funcionamento do 4º setor da economia, que é gerado e movimentado por este recurso. Infere que torna-se necessário que as Unidades de Informação saibam atrelar as novas tecnologias a favor da socialização da informação com vistas a transformação desta em conhecimento fazendo com que haja evolução em todas as esferas da sociedade.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB)e Jacqueline Aparecida de Souza (DEBIB)
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39710
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DigitalizacaoComoAlternativa_Bezerra_2010.pdfTexto completo551,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons