Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39717
Título: Programa de bibliotecas rurais Arca das Letras no Rio Grande do Norte
Autor(es): Almeida, Edson Marques
Orientador: Freitas Neta, Antônia de
Palavras-chave: Biblioteca Pública;Biblioteca Comunitária;Políticas Públicas;Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras;Biblioteca Rural
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: ALMEIDA, Edson Marques. Programa de bibliotecas rurais Arca das Letras no Rio Grande do Norte. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Apresenta as ações do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das letras destinadas à implantação de bibliotecas no Meio rural e sua atuação no Rio Grande do Norte. Aborda os conceitos, características e diferenças entre as bibliotecas pública e comunitária, analisando suas funcionalidade e finalidades para a comunidade. Descreve as características e apresenta os tipos de comunidades existentes no meio rural brasileiro. Discorre sobre as necessidades informacionais das comunidades rurais e sobre a implantação da Biblioteca Rural como uma opção em atender as necessidades oportunizando o acesso ao livro, à cultura e o lazer. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica e eletrônica, além da obtenção de documentos cedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que contribuíram para apresentar um resgate histórico do programa, bem como, a análise quantitativa das bibliotecas implantadas no Estado utilizando como base as mesorregiões potiguares. Descreve algumas Políticas Públicas destinadas a educação e a cultura para população rural, apresentando suas finalidades e ações para as pessoas que vivem no meio rural. Relata o surgimento do Programa Arca das Letras, traçando desde a consultoria nas comunidades rurais até a concepção de sua metodologia e metas para a implantação de bibliotecas Rurais. Considera o Programa Arca das Letras como um grande aliado para os programas destinados educação, cultura e lazer direcionados a população rural, pois, em sua metodologia respeita as características das comunidades rurais, valorizando a cultura, proporcionando o acesso ao livro e incentivando prática da leitura. Apresenta os dados quantitativos sobre as Bibliotecas Rurais do Rio Grande do Norte, fazendo uma relação com as mesorregiões potiguares. Constata que o Rio Grande do Norte apresenta um grande número de bibliotecas rurais instaladas e a coordenação local não consegue atender de forma satisfatória em termos de supervisão. Sugere criação de Subcoordenadorias pólos utilizando como base as mesorregiões facilitando assim, o contato direto com as comunidades, a fim de diminuir as distâncias e facilitar o contato com as arcas, e estimular a intercomunicação entre elas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39717
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaDeBibliotecas_Almeida_2012.pdf862,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.