Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39731
Título: Usuário especial requer bibliotecário com habilidades especiais: o caso da Biblioteca Escolar da ADOTE/RN
Autor(es): Costa, Eugênio Pacelli Ferreira da
Orientador: Carvalho, Luciana Moreira
Palavras-chave: Educação Especial;Biblioteca Escolar;Perfil do Bibliotecário Escolar;ADOTE/RN
Data do documento: 2007
Editor: Biblioteconomia
Referência: COSTA, Eugênio Pacelli Ferreira da. Usuário especial requer bibliotecário com habilidades especiais: o caso da Biblioteca Escolar da ADOTE/RN. 2007. 55f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2007.
Abstract: Apresenta considerações acerca da importância do bibliotecário atuante em bibliotecas escolares. Faz um breve histórico a respeito da educação especial no Brasil, apontando as primeiras iniciativas e a legislação pertinente. Aponta a definição de biblioteca escolar, sua missão, acervo, objetivos e serviços prestados, tendo como base a realidade nacional, ressaltando o descaso que perpassa essa triste situação. Aborda a trajetória do profissional bibliotecário, enfatizando sua atuação em bibliotecas escolares como principal facilitador do acesso à informação, sendo capaz de tornar o ambiente da biblioteca um espaço prazeroso, dinâmico e acolhedor, proporcionando o máximo de conforto e segurança aos seus usuários, onde os mesmos, despertados e atraídos, possam desenvolver suas atividades de pesquisas e leitura. Descreve as competências e habilidades que devem compor o perfil do bibliotecário para atuar junto a crianças com necessidades especiais, conforme orienta a literatura. Destaca a atuação da Associação de Orientação aos Deficientes - ADOTE/RN, como referência no tratamento clínico e na formação educacional de pessoas com necessidades especiais na cidade do Natal. Enfatiza que a biblioteca dessa Instituição (biblioteca Ângelo Varella) tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, cultural e social das crianças com e sem necessidades especiais, utilizando-se da biblioterapia como instrumento para o alcance de tais fins. Aplica, enquanto metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, e ainda, entrevista semiestruturada com a utilização de questionários que tinham como objetivo identificar a importância da atuação do profissional bibliotecário na construção da formação intelectual das crianças da referida Instituição. Conclui-se que é necessária a participação do bibliotecário no ambiente da biblioteca escolar, pois este é o profissional habilitado para atuar na perspectiva de promover o gosto pela leitura, democratizando informações e formando cidadãos leitores, conscientes e críticos.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Francisca de Assis de Sousa (DEBIB).
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39731
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsuarioEspecial_Costa_2007.pdfTexto completo456,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons