Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39732
Title: História em quadrinhos: fonte de informação na educação do cidadão
Authors: Estevam, Fabiana Cristina Dantas
Advisor: Borba, Maria do Socorro de Azevedo
Keywords: Fontes de Informação;Histórias em Quadrinhos;informação;informação utilitária;Cidadania;Folhetos em Quadrinhos
Issue Date: 9-Dec-2005
Publisher: Biblioteconomia
Citation: ESTEVAM, Fabiana Cristina Dantas. História em quadrinhos: fonte de informação na educação do cidadão. 2005. 76f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2005.
Abstract: Analisa as histórias em quadrinhos como uma fonte de informação buscando ajudar na educação do cidadão, bem como aborda a forma como as Histórias em Quadrinhos ajudam ou podem ajudar na educação cidadã através da disponibilização da informação nesse formato. Faz descrição sobre o conceito de informação e a importância de sua disseminação nos dias de hoje. Enfatiza a informação utilitária voltada para o cidadão. Aborda definições e surgimento das Histórias em Quadrinhos. Enfoca as Histórias em Quadrinhos brasileiras. Prioriza as Histórias em Quadrinhos como meio de comunicação de massa trabalhando como um instrumento de ajuda na educação cidadã. Identifica os Folhetos em Quadrinhos como a melhor alternativa de disseminação da informação de forma acessível ao cidadão. Utiliza como metodologia pesquisas bibliográficas e eletrônicas assim também como a aplicação de questionário e entrevistas com produtor e pessoas, usuárias ou não de História em Quadrinhos, fazendo comparações com o referencial teórico. Conclui que as História em Quadrinhos são de suma importância para a educação cidadã, principalmente quando se busca disseminar informações que necessitam ter longo alcance, acessibilidade e assimilação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39732
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaEmQuadrinhos_Estevam_2005.pdfTexto completo2,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons