Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39791
Título: Biblioteca pública Maria Nazinha Ferreira como parte integrante da história do município de São Miguel do Gostoso
Autor(es): Oliveira, Renata Jovita Granze de
Orientador: Freitas Neta, Antônia de
Palavras-chave: Biblioteca pública;História das bibliotecas públicas;São Miguel do Gostoso
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Renata Jovita Granze de. Biblioteca pública Maria Nazinha Ferreira como parte integrante da história do município de São Miguel do Gostoso. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Estuda a biblioteca pública Maria Nazinha Ferreira do município de São Miguel do Gostoso, aproximando-a dos conceitos relativos à gerência e usabilidade como local de informação e cultura. Explana sobre a biblioteca pública no Brasil desde sua origem com a vinda da família real portuguesa para o Brasil e os seus primórdios no século XIX, e no Estado do Rio Grande do Norte desde a fundação da biblioteca Câmara Cascudo, contextualizando historicamente a realidade vivida por esta unidade informacional. Analisa as características desta biblioteca e de seu acervo, conferindo que o centro de informação apresenta mais que o esperado em estrutura física, apontando suas carências, percebendo sua singularidade em meio ao espaço e tempo na área urbana de São Miguel do Gostoso. Aponta os aspectos institucionais sugerindo a potencialização das técnicas observadas no local. Descreve os procedimentos metodológicos indiretos presentes na instituição – como classificação, logística de circulação, processos técnicos entre outros - contando com detalhamento os procedimentos desta pesquisa. Realiza uma análise prismática no âmbito da historicidade e serviços/benefícios à comunidade a partir de informações coletadas in loco, aproveitando-se do ineditismo do conteúdo, uma vez que o município pouco possui em termos de pesquisas e estudos, sendo assim, com ambiente propício para a exploração e possibilidade de pesquisa cativante e simpática acerca da história da cidade de São Miguel do Gostoso.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39791
Outros identificadores: 2012911396
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BibliotecaPublicaMaria_Oliveira_2016.pdfBiblioteconomia1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.