Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39834
Título: Uso das novas tecnologias digitais e assistivas como ferramenta de incentivo à leitura: analisando o papel do bibliotecário em duas bibliotecas escolares da cidade de Natal-RN
Autor(es): Grilo, Ana Paula Araújo
Orientador: Silva, Eliane Ferreira da
Palavras-chave: Bibliotecário escolar;Biblioteca escolar;Tecnologias digitais informacionais;Tecnologias assistivas
Data do documento: 2014
Editor: Biblioteconomia
Referência: GRILO, Ana Paula Araújo. Uso das novas tecnologias digitais e assistivas como ferramenta de incentivo à leitura: analisando o papel do bibliotecário em duas bibliotecas escolares da cidade de Natal-RN. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Aborda o papel do bibliotecário escolar na perspectiva do uso das novas tecnologias digitais informacionais como ferramenta de incentivo à leitura. Apresenta a importância da biblioteca escolar no que concerne as atividades e práticas empregadas na formação de leitores. Aponta a necessidade do uso das Tecnologias Assistivas aos portadores com necessidades informais educacionais especiais. Tem como objetivo geral analisar o trabalho do bibliotecário escolar na tentativa de formar de leitores utilizando-se das novas tecnologias digitais e assistivas. A metodologia se deu através da pesquisa bibliográfica e de campo, coleta dos dados com abordagem qualitativa, e os métodos de estudo: monográfico e o comparativo. Visa destacar a importância do profissional da informação no contexto educacional escolar e demonstrar as possíveis barreiras que dificultam o processo de desenvolvimento e aplicação de suas habilidades profissionais. Conclui que as bibliotecas escolares, fazem uso do computador para auxiliar nas pesquisas informacionais, porém não utilizam nenhuma ferramenta da tecnologia assistiva para dar suporte aos usuários com necessidades especiais e não executam atividades relacionadas especificamente ao incentivo à leitura em meio digital.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39834
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoDasNovasTecnologiasDigitais_Grilo_2014.pdfTexto completo230,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons