Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39858
Título: O envelhecimento humano e a inclusão digital: análise do uso das ferramentas tecnológicas pelos idosos e a importância do desenvolvimento da competência informacional na terceira idade
Autor(es): Almêda, Kleyber Araújo
Orientador: Santos, Raimunda Fernanda dos
Palavras-chave: Inclusão Digital – idosos;Envelhecimento humano;Tecnologia de informação e comunicação-idosos;Competência Informacional – idosos
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALMÊDA, Kleyber Araújo. O envelhecimento humano e a inclusão digital: análise do uso das ferramentas tecnológicas pelos idosos e a importância do desenvolvimento da competência informacional na terceira idade. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
Resumo: Estuda aspectos relativos ao envelhecimento humano e a inclusão digital, focando especificamente na análise do uso das ferramentas tecnológicas pelos idosos e a importância do desenvolvimento da competência informacional na terceira idade. Tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação pelos idosos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (PROEJA) da cidade de Florânia/RN no intuito de compreender o impacto do uso de tais ferramentas na vida desse público. Objetiva especificamente: analisar o comportamento dos idosos em relação ao uso das novas tecnologias; identificar as consequências positivas e negativas que as tecnologias acarretam nas suas vidas; apontar as principais dificuldades e facilidades que esse público tem ao utilizar esses novos recursos informacionais; averiguar questões relativas à inclusão digital dos idosos no curso de informática em questão; identificar como o profissional bibliotecário pode contribuir para a inclusão digital na terceira idade. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do assunto estudado, seguida da pesquisa exploratória e descritiva mediante a aplicação de entrevistas com estudo monográfico (estudo de caso) de caráter qualitativo e quantitativo, incluindo estudo de uso e de usuários. Conclui enfatizando que o uso das tecnologias de informação e comunicação ocasionou impactos positivos na vida do público entrevistado, uma vez que foram ressaltadas mudanças no cotidiano dos idosos, dentre as quais: alterações nas formas de trabalho, relações com os seus familiares e amigos, formas de lazer e minimização da solidão e do isolamento social, bem como melhoria nas formas de acessar informações. Destaca a necessidade e a importância da atuação do profissional bibliotecário na contribuição significativa para o desenvolvimento da competência informacional em indivíduos na terceira idade através de iniciativas governamentais ou privadas visando a independência, a qualidade de vida, a inclusão e a interação social desse público no atual contexto informacional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39858
Outros identificadores: 2012911224
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KleyberAA_Monografia.pdfBiblioteconomia1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.