Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39914
Título: Uso de redes sociais por estudantes do ensino médio de uma escola privada de Natal: análise do comportamento informacional
Autor(es): Melo, Rafael Galvão de
Orientador: Carvalho, Andréa Vasconcelos
Palavras-chave: Redes sociais;Web 2.0;Comportamento informacional;Estudantes do ensino médio
Data do documento: 2014
Editor: Biblioteconomia
Referência: MELO, Rafael Galvão de. Uso de redes sociais por estudantes do ensino médio de uma escola privada de Natal: análise do comportamento informacional. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A questão motivadora deste estudo é a observação do comportamento informacional das pessoas, em especial os adolescentes, no tocante ao modo de interagir entre eles em tempo real e através da utilização das redes sociais digitais em seu cotidiano. Esta temática foi escolhida devido ao interesse por este fenômeno existente na atualidade. O objetivo geral é analisar o comportamento informacional dos estudantes do ensino médio de uma escola privada de Natal no que diz respeito ao uso das redes sociais digitais. A operacionalização deste objetivo se dá através dos seguintes objetivos específicos, que são eles: a) verificar a implicação do uso das redes sociais nas atividades educacionais dos estudantes; b) verificar quais os tipos de conteúdos pesquisados por estes adolescentes nas redes sociais em seu cotidiano; e c) detectar a frequência na qual as redes sociais são utilizadas pelos jovens, bem como quais ferramentas tecnológicas eles preferem no momento de obter acesso às redes sociais. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa incluíram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde nesta última, houve a aplicação de questionários a sessenta alunos matriculados nas três séries do ensino médio de uma escola privada de Natal. As respostas dos informantes foram tabuladas e foi aplicada a estatística descritiva básica, apresentando os dados em gráficos para facilitar a visualização. Além disso, os resultados obtidos foram analisados também a luz das referências utilizadas nesta pesquisa, a fim de compará-las com outras pesquisas. Como consideração final, constatou-se que os adolescentes, apesar de terem a conversa entre os amigos como principal objetivo de uso das redes sociais, utilizam-nas também como fonte de pesquisas escolares.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39914
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoDeRedesSociais_Melo_2014.pdfTexto completo814,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons