Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39960
Título: Ergonomia: aspectos relevantes para a mediação da informação
Autor(es): Silva, Mailza Paulino de Brito e
Orientador: Borba, Maria do Socorro de Azevedo
Palavras-chave: Ergonomia;Interação Homem-Máquina;Desintermediação
Data do documento: 11-Nov-2010
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, Mailza Paulino de Brito e. Ergonomia: aspectos relevantes para a mediação da informação. 2010. 38 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Apresenta uma análise acerca da relevância da ergonomia no contexto das bibliotecas, a partir da premissa de que a qualidade ergonômica das interfaces facilita a resolução de problemas associados à utilização de Sistemas de Informação, a partir de uma perspectiva de usabilidade. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada numa revisão de literatura sobre a evolução das bibliotecas e suportes informacionais, o processo de desintermediação da informação e a ergonomia. Observou-se que o estudo ergonômico de sistemas de informação é uma das vertentes que viabilizam a criação de ambientes com características que oferecem usabilidade às pessoas que os utilizam, principalmente quando os critérios ergonômicos são devidamente aplicados. Conclui que no processo de desintermediação, o atendimento a esses critérios maximiza o conforto e o bem-estar, minizam constrangimentos, custos humanos e carga cognitiva, psíquica e física do usuário, otimizando o desempenho da tarefa, o rendimento do trabalho e a produtividade do sistema homem-máquina.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Eliane Ferreira da Silva (DEBIB).
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39960
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErgonomiaAspectos_Silva_2010.pdfTexto completo948,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons