Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39967
Título: Diretrizes para a criação de Bebetecas nas bibliotecas escolares dos CMEI’S de Natal/RN: a promoção da leitura para crianças de 6 meses a 3 anos
Autor(es): Serafim, Andreza Nadja Freitas
Orientador: Felipe, André Anderson Cavalcante
Palavras-chave: Biblioteca Escolar;Bebeteca;Formação do Leitor;Leitura;Educação Infantil
Data do documento: 2011
Editor: Biblioteconomia
Referência: SERAFIM, Andreza Nadja Freitas. Diretrizes para a criação de Bebetecas nas bibliotecas escolares dos CMEI’S de Natal/RN: a promoção da leitura para crianças de 6 meses a 3 anos. 2011. 66 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Apresenta a Bebeteca como setor da biblioteca escolar que busca contribuir para a formação do leitor de 6 meses a 3 anos. Analisa a existência de Bebetecas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) de Natal/RN, para sugerir melhorias ou propor a criação desses espaços, com a finalidade de promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Verifica as práticas de leitura voltadas às crianças nessa faixa etária, como também, caracteriza a atuação dos bibliotecários nesse setor da biblioteca escolar. Para tanto, a pesquisa aborda, no seu aporte teórico, teorias sobre a função na Sociedade da Informação. Avalia o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e elucida, ainda, sobre a questão da inserção da leitura no ambiente das creches. Ressalta os desafios da biblioteca escolar na formação do leitor. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e eletrônica, além da pesquisa de campo através da aplicação de questionários com perguntas fechadas, utilizados para coletar os dados. Conclui que os CMEI’S de Natal não possuem Bebetecas, mas podem buscar implementar esse espaço para melhor desenvolver as atividades de ensino e aprendizagem da leitura das crianças no âmbito da educação infantil. E também, contribui para promover a temática em questão no âmbito da biblioteconomia.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba (DEBIB) e Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo (DEBIB).
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39967
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiretrizesParaACriacao_Serafim_2011.pdfTexto completo3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons