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Título: Granilite produzido com resíduo de vidro temperado de automóveis
Autor(es): Lima, Francisco Romerito de Goes
Orientador: Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de
Palavras-chave: Granilite;Resíduo;Vidro temperado;Piso
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Francisco Romerito de Goes. Granilite produzido com resíduo de vidro temperado de automóveis. 2018. 17 f. (Artigo Científico) - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: GRANILITE PRODUZIDO COM RESÍDUO DE VIDRO TEMPERADO DE AUTOMÓVEIS Concomitantemente com o crescimento da indústria, cresce também a quantidade de resíduos produzidos. Como exemplo, podemos citar o vidro, que, anualmente, é responsável por cerca de 1,36 milhões de toneladas de lixo no Brasil. Com isso, há a preocupação com o meio ambiente, tendo em vista que muitas vezes esse resíduo vai parar, de forma inadequada, em aterros sanitários. Portanto, é justificável o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objetivo a sustentabilidade na construção civil. Desse modo, este trabalho visa analisar os efeitos da substituição total dos agregados minerais que compõem o granilite por resíduo de vidro temperado de automóveis. O material foi coletado em uma loja de vidros automotivos na cidade de Natal/RN. Inicialmente, foi feito um peneiramento prévio com a peneira de abertura 4,75 mm, para que o resíduo ficasse com sua granulometria similar à dos agregados utilizados, convencionalmente, para a fabricação do granilite. Foram produzidos cinco traços, aumentando a proporção do resíduo em relação ao Cimento Portland Branco (CPB). Avaliaram-se as resistências à tração na flexão e à compressão, assim como a absorção de água e índice de vazios das amostras produzidas. Sendo realizada para tal, a moldagem de corpos de prova prismáticos. Foi verificado que com o aumento da proporção do resíduo de vidro em relação ao cimento, houve uma diminuição das resistências à tração na flexão e à compressão. Mas também, sofreram redução os índices de absorção de água e de vazios dos corpos de prova. A pesquisa mostra que é viável a substituição dos agregados convencionais pelo resíduo de vidro temperado de automóveis na produção de granilite.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40446
Outros identificadores: 2013071943
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil

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