Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40523
Título: Elaboração de perfis geotécnicos no município de Portalegre/RN
Autor(es): Lopes, Matheus Roberto Queiroz
Orientador: França, Fagner Alexandre Nunes de
Palavras-chave: SPT;Resistance to soil penetration.;Resistência à penetração do solo.;Nível d’água - Portalegre/RN.;Water Level - Portalegre/RN.
Data do documento: 8-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LOPES, Matheus Roberto Queiroz. Proposta para elaboração de uma monografia: Elaboração de perfis geotécnicos no município de Portalegre/RN. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A sondagem à percussão, ou Standard Penetration Test (SPT) permite medir a resistência à penetração do solo, determinar os tipos de solo das diferentes camadas penetradas, determinar a posição do nível d’água, estimar a consistência de solos coesivos e a densidade de solos granulares. Este é o ensaio que tem sido mais utilizado em diversas ocasiões e situações de estudos de solo. Com isso, o presente trabalho objetiva caracterizar o solo da cidade de Portalegre/RN, cidade serrana da mesorregião oeste potiguar, visto que ainda não há um estudo direcionado para este fim e o porte das obras vem aumentando com o passar dos anos, necessitando de um estudo mais aprofundado do solo da cidade. Para isso, foram analisados individualmente um total de três perfis de sondagem executados no centro da cidade. Os resultados deixam clara a importância de sempre se estudar o solo no qual irá ser feita uma obra, pois de um ponto a outro nota-se uma grande variação de propriedades nas camadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40523
Outros identificadores: 2015002060
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaboraçãodePerfis_Lopes_2020.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons