Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40655
Título: Caracterização geotécnica de areia reciclada produzida a partir de resíduos de construção e demolição do município de Natal/RN
Autor(es): Couto, Leonardo Aurelio de Figueiredo Araujo Hermes Ribeiro
Orientador: França, Fagner Alexandre Nunes de
Palavras-chave: Resíduo de construção e demolição;Caracterização geotécnia;Reciclagem de RCD;Areia reciclada
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COUTO, Leonardo Aurélio de Figueiredo Araujo Hermes Ribeiro. Caracterização geotécnica de areia reciclada produzida a partir de resíduos de construção e demolição do município de Natal/RN. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia Civil), Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A crescente geração dos resíduos de construções, demolições e reformas na construção civil vem exigindo soluções alternativas para uma destinação mais sustentável. O objetivo dessa pesquisa é a caracterização das propriedades geotécnicas de uma areia constituída de resíduos de construção e demolição (RCD) reciclado, de forma a analisar a sua viabilidade técnica e verificar seu potencial como matéria-prima secundária para pavimentação. Os ensaios de caracterização permitem classificar o material estudado como uma areia bem graduada (SW) segundo o Sistema Unificado de Classificação. Para o sistema de classificação Rodoviário as amostras se enquadraram no grupo A-3 (areia fina), sendo considerado pelo método como um material de comportamento de excelente a bom para camadas de subleito. Os resultados dos ensaios de ISC mostraram que o material apresentam boa resistência e expansão nula, atendendo os requisitos do DNIT para uso como material de revestimento primário e sub-base.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40655
Outros identificadores: 2010047109
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caracterização-areia-reciclada-Couto-Artigo.pdfTCC - 2017.1787,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.