Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40661
Título: | Estudo de layout dos ônibus que operam a Linha 588 Circular do Campus da UFRN para aumento de capacidade |
Título(s) alternativo(s): | Study of the layout of the buses that operate the line 588 Circular do Campus da UFRN to increase capacity |
Autor(es): | Silva, Everson da |
Orientador: | Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
Palavras-chave: | layout;ônibus;capacidade |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Everson da.Estudo de layout dos ônibus que operam a Linha 588 Circular do Campus da UFRN para aumento de capacidade. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo propor um estudo referente à Linha de Ônibus 588, chamada de Circular do Campus da UFRN, com o intuito de gerar um aumento da capacidade da linha por meio de um rearranjo dos layouts do veículo, assim, os modelos nesse trabalho, foram criados a partir de conceitos gerados por layouts de outros transportes como trolleybus, o metrô e o ônibus de aeroporto. Para tal, foram realizadas medições das dimensões gerais do veículo e posições dos assentos, comparando-se, as mesmas, com as encontradas na literatura e dimensões usuais utilizadas pela empresa responsável pela carroceria utilizada no veículo, em seguida se elaborou modelos com percentuais de redução de assentos e mudanças de posições. Por fim, se fez comparações entre os dados de melhorias aferidos de cada modelo, determinando a escolha do modelo e conceito com melhor resultado para o aumento de capacidade apresentando seus valores de capacidade total, assentos e total de pessoas em pé. |
Abstract: | This work aims to propose a study on bus line 588, called the Circular do Campus da UFRN, in order to generate in increase in line capacity through a rearrangement of vehicle layouts, thus, the models in this work, were created from concepts generated by layouts of other transports with the trolleybus, the subway and the airport bus. For this purpose, general measurements of the vehicle and seat positions were carried out, comparing tehm to those found in the litrature and usual measurements used by the company responsible for the bodywork used in the vehicle, followed by models with percentage reduction of seats and position changes. Finally, comparisons were made between the improvement data obtained fron each model, determining the choice of the model and concept with the best result for the increase of capacity, showing its total capacity, seats and total of people standing. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40661 |
Outros identificadores: | 2011050149 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudo-layout-ônibus-Silva-Monografia.pdf | TCC – 2017.1 | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons