Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40920
Título: Análise da capacidade financeira das companhias brasileiras de saneamento básico
Autor(es): Rodrigues, Rodolfo Maia Rosado Cascudo
Orientador: Barbosa, Alexandro
Palavras-chave: Indicadores econômico-financeiros;Saneamento básico;Modelos de previsão de insolvência;Análise discriminante
Data do documento: 6-Jul-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: RODRIGUES, Rodolfo Maia Rosado Cascudo. Análise da capacidade financeira das companhias brasileiras de saneamento básico. 2012. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: As demonstrações contábeis são elaboradas e divulgadas para diversos usuários a fim de ser um dos pilares da tomada de decisões dos mesmos. Nesse sentido, a análise das demonstrações contábeis através de indicadores econômico-financeiros se constitui como importante fonte de informação, e podem ser utilizados em modelos de previsão de insolvência, por ser matéria de bastante utilidade. Considerando isso, o presente estudo teve como objetivo identificar quais indicadores econômico-financeiros resultantes das demonstrações contábeis são capazes de prever a insolvência das companhias brasileiras de saneamento básico, abordando ainda o caráter do saneamento como fonte de desenvolvimento social e de saúde, e a necessidade da universalidade do acesso, apresentando a importância da sobrevivência dos prestadores de serviços do setor, bem como os dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento – SNIS. São apresentados alguns conceitos de insolvência, bem como algumas das pesquisas sobre o assunto já realizadas anteriormente. Foram coletados os dados contábeis de 2006 a 2010 das companhias brasileiras de saneamento sob o regime de sociedade anônima que prestam serviços conjuntos de água e esgoto e divulgam suas informações, para as quais foram calculados os indicadores: geração de recursos, liquidez corrente, endividamento próprio, tendência de lucratividade, giro do ativo, margem operacional, margem líquida, endividamento de terceiros, grau de imobilização do ativo, composição do endividamento, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o investimento, e crescimento das vendas, sendo aplicada técnica da análise discriminante no software PASW. O modelo então provou ser capaz de prever com 93,9% de acertos as companhias entre os grupos insolventes, marginais e solventes, sendo, portanto, um instrumento no auxílio ao processo de tomada de decisões dos usuários das informações contábeis-financeiras.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40920
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDaCapacidade_Rodrigues_2012518,89 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.