Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40957
Título: Distribuição da riqueza para o governo pelas empresas do novo mercado BM&F BOVESPA: estudo da demonstração do valor adicionado de 2012 a 2015
Autor(es): Silva, Caio César Cascemiro da
Orientador: Tavares, Adilson de Lima
Palavras-chave: Demonstração do valor adicionado;Indicadores;Novo mercado
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Caio César Cascemiro da. Distribuição da riqueza para o governo pelas empresas do novo mercado BM&F BOVESPA: estudo da demonstração do valor adicionado de 2012 a 2015. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O trabalho estuda a Demonstração do Valor Adicionado e tem como objetivo geral analisar o percentual de distribuição do valor adicionado das empresas do Novo Mercado da BM&FBovespa, através da análise dos índices econômico-financeiros da DVA. Em relação a metodologia, foi utilizada como amostra 60 empresas das 129 listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, divididos entre: Construção e Transporte; Consumo Cíclico; Consumo não Cíclico; e Financeiro e Outros. Os índices de geração e distribuição de riqueza foram calculados, para que posteriormente fossem comparados entre si. Realizaram-se os testes de Kolmorov- Sminorv e o teste t de Student para que fosse possível verificar a existência ou não de normalidade das médias do valor repassado ao governo durante o período e verificar se houve variação significativa durante os anos, respectivamente. Os resultados auferidos, em relação aos índices analisados, foram capazes de mostrar que o Pessoal sobre Valor Adicionado (PSVA) foi o único índice que não teve variação significativa durante o período, mas em relação ao Retorno de Terceiros sobre Valor Adicionado (RTSVA) e Retorno dos Acionistas sobre Valor Adicionado (RASVA), existiu uma variação inversamente proporcional entre os mesmos nos anos, sendo os índices que mais variaram, além da variação perceptível no Imposto sobre Valor Adicionado (ISVA). Em relação aos índices de geração de riqueza Valor Adicionado sobre Ativo Total (VASAT) e Valor Adicionado sobre o Patrimônio Líquido (VASPL), não houve nenhuma relação direta entre os índices de distribuição de riqueza com a variação, mas ambos os indicadores tiveram variações diretamente proporcionais. O teste de Kolmorov-Sminorv confirmou a normalidade da amostra, para que fosse possível utilizar o teste t de student para confirmar a hipótese. Após a aplicação do teste é possível identificar que a hipótese nula (H0) de que não existe diferença entre as médias dos valores repassados ao governo nos anos estudados, não se aplica a amostra. Sendo assim, o resultado encontrado demonstra a existência de variação entre as médias durante os períodos estudados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40957
Outros identificadores: 2011061080
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaioCCS_Monografia.pdfCiências Contábeis2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.