Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41059
Título: Indícios de Insider Trading no Grupo OGX: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Raphael Cortez de
Orientador: Celestino, Maxwell dos Santos
Palavras-chave: Insider Trading;Fatos Relevantes;Demonstrações Financeiras;OGX
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Raphael Cortez de. Indícios de Insider Trading no Grupo OGX: um estudo de caso. 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A privacidade das informações de toda e qualquer Organização é sempre um tema bastante importante de se debater, principalmente quando é relacionado a empresas de capital aberto, onde esses elementos poderão determinar o sucesso ou fracasso de suas ações. Conhecido como Insider Trading, a manipulação de informações caracteriza-se no Brasil como crime, e existem Leis e normativas aprovadas pela Comissão de Valores mobiliários (CVM) para disciplinar tal conduta. Ao analisar historicamente as Demonstrações Contábeis e os fatos relevantes do período, é possível verificar a real situação da empresa, e se há indicativos de possíveis vazamentos de informações. O principal objetivo deste estudo é analisar os indícios de manipulação de informações privilegiadas nos negócios envolvendo o Grupo OGX, empresa voltada para a atividade de exploração de petróleo e gás, no período compreendido de 2008 a 2013, pois durante esse intervalo a Companhia entrou no Mercado de Capitais, teve sua ascensão nos anos de 2010/2011, e em 2013 o grupo frustrou as expectativas do mercado solicitando pedido de recuperação judicial. Definido como um Estudo de Caso, o presente trabalho utilizou-se de uma metodologia exploratória para atingir o presente objetivo. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais, além de relatórios institucionais embasaram as devidas análises, dando fundamento e suporte para a defesa desta pesquisa. Em geral, as principais conclusões presentes nesta monografia indicam que há indicadores que apontam o Insider Trading, no quesito comparativo entre as análises das demonstrações financeiras em paralelo aos fatos relevantes e cotações históricas apuradas no mesmo período junto a BM&FBovespa.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41059
Outros identificadores: 2011060510
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IndiciosDeInsider_Lima_2015.pdfCiências Contábeis2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.