Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41079
Título: Determinantes da divulgação voluntária web-based das companhias brasileiras de saneamento básico
Autor(es): Schwarz, Lucas Allan Diniz
Orientador: Barbosa, Alexandro
Palavras-chave: Saneamento básico;Governança;Divulgação voluntária web-based
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SCHWARZ, Lucas Allan Diniz. Determinantes da divulgação voluntária web-based das companhias brasileiras de saneamento básico. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Considerado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico um dos seis pilares da governança corporativa, a transparência pode ser promovida por meio da divulgação de informações voluntárias. Sabendo-se da relevância da Internet como meio de comunicação que permite a disponibilização de informações de maneira tempestiva a um baixo custo e da relevância do setor de saneamento básico, o presente estudo teve o objetivo de verificar os fatores determinantes que explicam a quantidade de informações voluntárias divulgadas na Internet por meio dos websites das companhias brasileiras de saneamento básico. Para atingir o objetivo, foi necessário compor uma métrica capaz de avaliar a extensão da divulgação voluntária web-based. Foi verificado um Índice de Divulgação Voluntária médio de 0,3681. A amostra foi composta por um total de 68 companhias que prestam serviços de água, esgoto ou ambos, constituídas sob o regime de sociedade anônima. Os fatores analisados foram Tamanho, Tipo de auditoria, Custo do capital de terceiros, Estrutura de Propriedade, Regulação, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez. A análise econométrica foi realizada por meio de um Modelo Linear Generalizado. Foi verificado, por meio da análise de regressão, uma associação positiva entre Tamanho, Tipo de Auditoria, Estrutura de Propriedade e Regulação com um maior nível de divulgação voluntária web-based. Contudo, as variáveis Custo do capital de terceiros, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez não se apresentaram estatisticamente significantes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41079
Outros identificadores: 2013031062
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasADS_Monografia.pdfCiências Contábeis847,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.